Definição:
Desenvolvido pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) 802.16 é calculado sobre a aplicação da tecnologia sem fio urbana que proporciona conectividade sem fios à Internet através de pontos de acesso público 802,11 e serve como um fio "extensão" linhas de cabos e linhas DSL " infra-estrutura de última milha de acesso banda larga sem fio.
Especificações padrão 802.16a, aprovado em janeiro deste ano e fornecendo o equipamento em uma escala 2-11 GHz, é uma versão ampliada das características técnicas do padrão IEEE 802.16, aprovada em dezembro de 2001, uma ampla faixa de freqüências de normas de 802,16, lhe permite implantar canais transferência de dados de alta com o uso de transmissores que serão instalados em mastros de redes celulares e de edifícios de grande altura. O equipamento de recepção e transmissão de operar sob esse padrão, só pode ser na linha de visão.
Características padrão 802.16a:
- Alcance: até 50 km.
- Cobertura: trabalho avançou além da linha de visão pode melhorar a qualidade do revestimento do intervalo.
- Freqüência: 2 GHz e 11 GHz.
- Eficiência espectral: Até 5 bps / Hz.
- Taxa máxima de dados por setor: até 70 Mbps por setor, em uma única estação base. Uma estação de base típica tem até 6 setores.
- Qualidade do serviço: a qualidade do serviço é controlada ao nível dos meios de controle de acesso que permite a utilização de níveis de serviços diferenciados. Isso permite que as empresas de prestação de serviços, tais como T1 e usuários domésticos - como DSL, bem como voz e vídeo.
- solução carrier-class: Esta norma prevê a possibilidade de escalabilidade necessárias para suportar centenas de milhares de usuários por uma única estação base, e nos permite diferenciar os níveis de serviço. Um setor de uma estação de base pode oferecer taxas de dados suficientes para o atendimento simultâneo de mais de 60 empresas que são conectados por canais como T1, e centenas de casas, ligadas por canais como DSL. Uma estação de base típica tem até 6 setores.
- Pequenos Investimentos de Risco: Esta norma traz aos prestadores de serviços de investimento de risco neokupaemosti menor em comparação com as decisões originais sobre a organização do acesso de banda larga, projetada em ordem. Compatibilidade do equipamento, capaz de operar nesta norma permite que o operador a reduzir o custo do equipamento do cliente final e da utilização simultânea de equipamentos de diferentes fabricantes. Atendimento ao cliente e gestão deste serviço pode ser realizado remotamente, reduzindo custos operacionais.
- Qualidade do serviço: controle de acesso de mídia 802,16 é projetado para suportar voz e vídeo.
- Ampla cobertura: um trabalho avançado de vista pode melhorar a qualidade do revestimento do intervalo, o que significa que um número maior de usuários finais poderão receber acesso à Internet de alta velocidade sem fio.
- Dados de alta velocidade de transferência: usuários corporativos podem obter serviços como T1 a preços competitivos com um pagamento mensal sem ter que esperar por vários meses necessários para a organização do canal. Usuários domésticos não são capazes de conectar-se a linhas de banda larga, cabo ou linhas DSL, pode utilizar os serviços equivalentes sem fio a preços competitivos.
- acesso à Internet de banda larga mais barato através da utilização de soluções alternativas na fase de 'última milha' no mercado de acesso banda larga sem fio, que é atualmente dominado por um acesso com fios, linhas de cabos e linhas de DSL.
Organização sem fins lucrativos WiMAX
Para a organização sem fins lucrativos WiMAX, formada para promover o desenvolvimento de equipamentos de acesso sem fio a redes de banda larga e sua certificação de interoperabilidade, juntar os principais fabricantes de instalações de comunicações e componentes. Atualmente, a organização reúne empresas como o WiMAX Airspan Networks, Ltd. Alvarion, Aperto Networks, Ensemble Communications Inc., Fujitsu Microelectronics America, a Intel Corporation, Nokia, Fórum OFDM, Proxim Corporation Inc. e Wi-LANOs esforços dos membros do grupo voltada para a aceleração da entrada no mercado da comunicação sem fio de equipamentos de comunicação de banda larga que atenda aos requisitos de 802,16, desenvolvido pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE *), tendo em vista a implantação rápida de redes de banda larga em todo o mundo e, em especial, para abordar o passado " milha.
802,16, na redacção dada pelo IEEE em janeiro deste ano como um complemento 802.16a, abrangendo a faixa de freqüência 2-11 GHz, é uma organização da tecnologia de conectividade sem fio regional à Internet através de pontos de acesso público, correspondente a 802,11, enquanto o problema a última milha é resolvido por uma espécie de "extensão" de cabo e linhas de assinante digital (DSL), através da utilização de meios de comunicação sem fio. Devido a esta área, servidas por estas linhas, parece, num raio de 50 km, proporcionando aos usuários de conexões de banda larga sem a necessidade de executar uma linha física para a estação base. Velocidade de comunicação bidirecional na aplicação das tecnologias de banda larga sem fio a 70 Mbps e taxa de transferência de apenas um setor da estação base (com cada estação podem servir até seis setores) é suficiente para suportar mais de 60 tipo de conexão LAN corporativa T1, junto com centenas de usuários domésticos ligados ao tipo de DSL.
"A organização do acesso à Internet sem fios de banda larga para mais de 2500 regiões de os EUA, onde ainda há uma escassez de prestadores de serviços de Internet, agora vem com soluções baseadas em tecnologia feitos sob medida - disse o presidente WiMAX Lyabrek Margaret (Margaret LaBrecque). - Implementação de soluções baseadas em 802.16 levará a aumentar a produtividade ea confiabilidade dos sistemas de comunicações, reduzindo o custo de equipamentos e risco de investimento ".
Organização da rede corporativa para acesso do tipo T1 é agora até três meses ou mais. Banda larga sem fio baseada em tecnologia 802.16, fornece acesso à rede de alta velocidade, similar às soluções de banda larga por cabo, vai encurtar a implantação dessa rede a vários dias, e seu custo vai cair várias vezes.O fornecedor será capaz de fornecer um meio de conectividade de alta velocidade sob demanda para os organizadores de tais eventos, como feiras, atender centenas de milhares de usuários através de pontos de acesso público, correspondente a 802,11, ou para arranjar uma conexão de banda larga temporária no campo da produção e operações contínuas (por exemplo, em canteiros de obras).
Durante os próximos anos sem fins lucrativos WiMAX organização irá desenvolver planos de teste, compatibilidade com os equipamentos, a escolha da certificação de laboratórios e da organização de eventos dedicados a questões de compatibilidade com os fornecedores de equipamentos, com base em 802,16. Previsto e cooperação com os peritos do European Telecommunications Standards Institute (ETSI) para desenvolver planos de teste de equipamentos para o cumprimento das normas europeias * HiperMAN a organização de redes regionais com a banda larga sem fio.
"Longe de diminuir a importância crítica de normas, deve notar-se que por si só não podem fornecer a introdução massiva de novas tecnologias - indica Marx Roger (Roger Marques), presidente do grupo de iniciativa sobre o desenvolvimento do padrão IEEE 802.16. - Organização de WiMAX iniciou a remoção de obstáculos para a implementação de tais oportunidades de sinergia e de realce para reduzir o custo da implantação de redes de banda larga sem fio ".
Guiados pela mesma abordagem que a Aliança e Wi-Fi, o que poderia dar um novo impulso para o desenvolvimento de redes locais sem fio, o WiMAX fins lucrativos envolvida no desenvolvimento de técnicas e equipamentos de teste para a interação através da atribuição de passar com sucesso este sistema de teste, o selo "Certified WiMAX».
Associação dos Fornecedores de wireless congratula-se com a introdução de normas voluntárias para a interoperabilidade como uma condição essencial para reduzir o custo de implantação e escala de redes de banda larga sem fio ", - disse o presidente da Associação, Andrew Craig (Andrew Kreig).
A Conferência Mundial em 2003, sobre a organização de uma banda larga sem fio (San Jose, EA. Califórnia) Grupo iniciativa vai realizar um seminário sobre os esforços da organização nesta área. Representantes de empresas que participam nas actividades do WiMAX, vai falar sobre o papel e as tarefas da organização, as diferenças entre 802.16 e 802.11, o processo de certificação dos equipamentos para o cumprimento dos requisitos de WiMAX, bem como o uso de 802.16, tendo em conta as especificidades dos diferentes países. Mais informações sobre o evento estão disponíveis online em: www.shorecliffcommunications.com.
Brevemente sobre a organização WiMAX
Organização sem fins lucrativos WiMAX (World Interoperability for Microwave Access - a interação dos equipamentos de acesso à rede em freqüências de microondas ao redor do mundo) foi fundada para promover o desenvolvimento de equipamentos de acesso sem fio a redes de banda larga com base nas especificações do padrão IEEE * zona de redes sem fio 802.16, a certificação de compatibilidade de equipamentos e de interoperabilidade bem como para acelerar sua entrada no mercado. Informações adicionais estão disponíveis em: www.wimaxforum.org.
O feedback dos participantes:
Empresa Airspan Networks (www.airspan.com)
Aprovação dos aditamentos ao padrão de 802.16a sem dúvida, servirá como um catalisador para o crescimento na produção de acesso à rede banda larga sem fio, - disse Eric Stonestreet (Eric Stonestrom), presidente e CEO da Airspan. - Da mesma forma, previamente incorporadas novas tecnologias, a disseminação de um padrão único para acesso sem fio de banda larga ao redor do mundo trará grandes dividendos para a indústria como um todo, também envidar maiores esforços para conseguir a compatibilidade verdadeira e interoperabilidade de produtos de fornecedores concorrentes ".
A empresa Alvarion Ltd. (Www.alvarion.com)
Como apontado por Rudy Leser (Rudy Leser), Vice-Presidente de Marketing da Alvarion, "queremos que o pleno sucesso da organização WiMAX, destinadas a assegurar a compatibilidade ea interoperabilidade dos baseada em padrões 802.16a - pré-requisitos essenciais para a introdução acelerada de acesso em banda larga sem fio.A adoção de padrões comuns para o equipamento de acesso à rede wireless vai beneficiar não só as empresas que operam, mas também os fornecedores e usuários de soluções de sistemas sem fio. Nossa empresa, com seus 10 anos de experiência na área de redes sem fios e um meio milhão instalados conjuntos do equipamento terminal do assinante, pretende continuar a desempenhar um papel importante na organização do WiMAX ".
Empresa Aperto Networks (www.apertonet.com)
"Esses fóruns, como o WiMAX, desempenham um papel fundamental na aceleração da implementação de padrões da indústria e garantir a interoperabilidade, - destaca Alan Menezes (Alan Menezes), vice-presidente da Aperto Networks em marketing. - Conforme os participantes deste fórum, esperamos que a intensa atividade do grupo de iniciativa do IEEE para o desenvolvimento e implementação de 802.16a padrão, em cooperação com outros organismos internacionais de normalização trará resultados concretos como os fornecedores de serviços de rede e usuários, em cujos olhos WiMAX etiqueta de certificação garantir a total compatibilidade e interoperabilidade de produtos ao redor do mundo. "
Ensemble Communications Company Inc. (Www.ensemble.com)
"Apoiamos totalmente os esforços da organização WiMAX, realizados em benefício de todos os fornecedores de equipamentos de acesso sem fio de banda larga fixa - disse Doug Gray (Doug Gray), CEO da Ensemble Comunicação, responsável pela gestão da produção de commodities. - Esses esforços visam a propagação de 802,16, interagindo equipamento padrão em todo o mundo, contribuem para o aparecimento de operadores de telecomunicações e provedores de serviços de soluções mais eficientes e eficazes. Além disso, damos as boas vindas a expansão do âmbito da organização do WiMAX como resultado da aprovação dos aditamentos ao padrão 802.16a, abrangendo a faixa de freqüência de 2 a 11 GHz. Junto com a maior gama de 10-66 GHz, este equipamento vai servir de base para um sistema unificado, a plataforma de acesso à relação custo-eficácia de rede sem fio destinada a colmatar a lacuna entre tecnologia e DSL, por um lado, baratos das linhas de comunicação mednoprovodnymi, e, por outro - Fibre Channel, fornecendo aos usuários pertencentes a diferentes categorias de dados a taxa de transferência na faixa de várias centenas de megabits por segundo.
Fujitsu Microelectronics America Companhia (WWW.FMA.FUJITSU.COM / ASIC)
"Com a aprovação das especificações 802.16a sem fio serviço de acesso à rede do provedor de acesso a uma solução regular e altamente eficaz para o problema da" última milha "- disse Aditya Agrawal (Aditya Agrawal), gerente sênior da Fujitsu Microelectronics America, responsável pelas vendas e comercialização de sistemas sem fio, realizada em um único chip. - Actividades do WiMAX Forum tem desempenhado um papel fundamental na introdução em massa do padrão 802.16a, uma vez que esta organização tem certificação com base em seus produtos e tecnologias. Fujitsu tem se tornado um dos primeiros fornecedores de equipamentos semicondutores, anunciou a organização de máquinas de produção operando em uma faixa de freqüência de base com base no padrão 802.16a e as exigências do WiMAX ".
Nokia Corporation (www.nokia.com)
"Baseado em nossa crença no papel crucial de normas para garantir o crescimento da produção contínua de equipamentos de banda larga sem fio em rede, temos feito esforços muito significativos para desenvolver padrões 802.16 e educação, organização WiMAX, - indica Ari Lepp (Ari Leppa), chefe de desenvolvimento de produção e comercialização de fios corporações rede de banda larga da unidade Nokia.- Reduzir o custo de equipamentos baseados em padrões irá expandir as capacidades dos operadores de telecomunicações a implantar redes sem fio de banda larga em áreas que permanecem inacessíveis para as redes de cabo moderna ".
Fórum OFDM (forum.com www.ofdm)
"Estamos muito satisfeitos com nossa participação na organização do WiMAX, no qual a nossa missão - para garantir a compatibilidade ea interoperabilidade da tecnologia baseada em multiplexação Orthogonal Frequency Division Multiplexing (OFDM) - é muito real" - enfatiza Executivo do Fórum OFDM do diretor Peter Nares (Peter Enfermeira) .
Proxim Corporation Corporation (www.proxim.com)
"Temos que acumulou uma rica experiência no apoio e promoção de padrões da indústria - recordou Quinn Duffy, vice-presidente sênior e gerente geral da Proxim suas divisões para desenvolver e fabricar ferramentas para redes geograficamente distribuídas. - Nós nos esforçamos para participação ativa na organização do WiMAX IEEE 802.16 e aplicação das normas para a interoperabilidade de produtos de diferentes fornecedores ".
Associação de fornecedores de comunicações sem fio (WCA) (WWW.WCAI.COM)
"Nossa organização aplaude a introdução de normas voluntárias destinadas a garantir a compatibilidade ea interoperabilidade como uma chave essencial para reduzir o custo de implantação e escala de redes de banda larga sem fio, pontos - WCA presidente Andrew Craig (Andrew Kreig). - É por isso que participaram mais do encontro, em primeiro lugar crucial em julho de 1998, durante o qual a bola é formado pelo grupo de iniciativa sobre o desenvolvimento do padrão IEEE 802.16. Resultados de suas operações, que goza de um apoio efectivo do WiMAX e outras organizações, que são muito visão positiva do ponto de vista da indústria como um todo. Esperamos que os esforços para melhorar as soluções de banda larga sem fio será realizado em colaboração com a nossa Associação, contribuindo assim para uma ampla participação de todos os setores e evitar a dispersão de nossas forças e recursos, especialmente tendo em conta as dificuldades financeiras que todos nós temos enfrentado nos últimos tempos .
A empresa Wi-LAN Inc. (LAN.com-www.wi)
"Ao unir o WiMAX Fórum, que estavam entre os iniciadores do padrão 802.16a, - lembrou o Dr. Sayed-Amr al-Hamamsi (Sayed-Amr El-Hamamsy), presidente e COO da Wi-LAN Inc. - Estar comprometido com a introdução de água quente 802.16a, elaboradas por especialistas do IEEE, e guiada por uma riqueza de experiência adquirida no desenvolvimento das famílias de produtos LIBRA baseados na tecnologia W-OFDM, e ocupando uma posição de liderança na aplicação desta norma, apelamos a todas as partes interessadas, incluindo fabricantes de ferramentas de semicondutores, os fornecedores de propriedade intelectual e outros fabricantes de equipamentos de banda larga sem fio para participar do WiMAX Forum e apoiar a implementação do padrão 802.16a ».
Agradecemos a representação russa da Intel para o material
Postado - 15 de abril de 2003
Tem algo a acrescentar? E-mail ...