Суд запретил МТС взыскивать алименты с неверных абонентов Embora apenas na região dos Urais, mas a decisão do Tribunal Arbitral da região de Sverdlovsk poderia levar a perturbações saldos sistema ordenado entre o contrato ea pré-taxas no berço da maior operadora federal.

Uraltel prestação de serviços móveis com a marca do STM desde 2004, administrativamente responsáveis ​​pelas multas ilegais de seus assinantes. Decisão do Vice-Chefe do TU Rospotrebnadzor é reconhecido por lei, e os cidadãos são convidados a pagar uma multa por quebra de contrato com o MTS. E se a multa foi paga - a exigir a devolução do valor pago.

É um programa federal para MTS 15% de desconto nas ligações locais e móveis. Desde abril do ano passado contratou os assinantes do STM taxas são convidados a desfrutar de um desconto de 15 por cento em serviços de telecomunicações em troca de uma garantia de fidelidade ao operador amado. Aparentemente, a idéia do "trabalho conjunto", mas não completamente às expectativas e depois de cinco meses foi completado e alargado de acção "escolha o seu meio." Desconto de 50% superficialmente parecia muito impressionante e realmente "retocar" o contrato existente para TA nível prevalecente na realidade o tempo médio de mercado. Quando os sinais de assinante de um contrato que ler o "Termos de desconto de 15% em chamadas locais e de móvel para ea partir desse momento se torna um cliente fiel da MTS pelo menos um ano. Naturalmente, nenhum poder é forçar o assinante a assinar tal compromisso, muitas pessoas não se inscrever. Ainda uma certa quantidade de usuários com cuidado meticuloso posteriormente evitando possíveis sanções, passando para a TA mais barato e podkarmlivaniya "telefone menores quantidades possíveis. Que, claro, não resolve o problema das instalações de preservação. determinado grupo de pessoas que apenas "fica com o dinheiro: procurar desconto sedutor, mas de várias páginas de explicações bastante complicada está lendo não é tudo.

Abolida a servidão na Rússia do século retrasado, por isso mesmo rescindir o contrato com a feudal ... desculpe, um operador federal ainda é possível. Mas só por dinheiro, muitas vezes consideráveis: o valor das multas pode variar de 40 a 650 dólares, excluindo o IVA. São essas multas recebido inúmeras queixas de "infiéis" de assinantes e com a posterior julgamento Rospotrebnadzor região de Sverdlovsk.

A essência e origem do famoso programa de desconto em troca de lealdade "é bastante compreensível. A Companhia mantém uma política comercial agressiva para atrair novos assinantes, oferecendo uma variedade de presentes, "Vadim" ("10 dólares não é demais!") E venda através de distribuidores novos contratos "Jeans para um terço do saldo do preço. Não esqueçamos a iniciativa anual "Summer Jeans, colocando os assinantes contrato em franca desvantagem. Que não o ano inteiro, mas alguns meses - é também um termo bastante grande.Assim, o operador tem de construir um sistema de contrapesos: a corrida para as novas ligações não perde apelo de massa de uma taxa pré-pago e, ao mesmo tempo para "consertar" de assinantes existentes, para não permitir que eles mais atraente perebeganiya "Jeans". Na impossibilidade de realizar um número de telefone para outra operadora descontos e penalidades como um dissuasor eficaz, uma vez que o pagamento da pena de anula o potencial de poupança de mudar para outra tarifa. No caso de trabalho forçado (decisão judicial), a abolição do regime existente, o operador vai procurar outras formas mais baseadas no mercado para manter as suas redes de assinantes lucrativo contrato.

Neste caso emaranhado de MTS discordo com o termo "fino" e insistiu na frase "pagamento em dinheiro de uma só vez." Em princípio, é lógico, mas puniu o rublo um pouco preocupado com termos de consumo legal. No final, e multa de carrinho de bagagem gratuito pode ser chamada de "pagamento fixo por violação do direito de passagem". A diferença é que, mesmo depois de vender um bilhete com desconto, a gestão do transporte de passageiros não penalizar os passageiros para tentar andar o autocarro.

Merecem menção especial na formulação dos Termos de descontos. " Citação da ação Sverdlovsk: Termos "<...> de Serviço ", 15% de desconto nas ligações locais e móveis para o" estabelecidas de tal forma que, depois de lê-los não é claro para os assinantes que rescindir o contrato antes do termo de um ano a contar da data de início da prestação do serviço, devem pagar uma multa. Consequentemente, ZAO Uraltel "violação dos direitos dos consumidores em receberem apropriado, proporcionando uma escolha certa oportunidade de obter informações sobre o serviço." Realmente complicado documento de quatro páginas em que forma e que são discutidos / negociado a famigerada "pagamentos únicos na forma de parágrafos, incisos e notas preferidas por um asterisco. Atravessar todo o casuísmo este verbal esperando sobremesa em forma de um parágrafo com fórmulas e equações matemáticas. Com a versão atual dos Termos e Condições estão disponíveis no MTS, como uma variante da data desta publicação está disponível aqui. Estamos longe de pensar que tudo isto foi inventado especialmente para confundir o assinante. Provável "gostaria melhor" (todos os examinar cuidadosamente e explicar), mas acabou "como sempre" (a decisão do tribunal arbitral).

Alexander Arutyunov, um advogado da ACI (Prince & Partners)

Eu acredito que as condições de recolha desta pena viola os direitos do consumidor. O consumidor tem o direito de rescindir o contrato a qualquer momento. Neste caso, os direitos do consumidor são violados de alguma maneira e nós podemos conversar sobre o que estas condições adicionais violar a "Lei de Defesa do Consumidor". Será que a decisão do tribunal de Sverdlovsk tomou nota do quando se consideram as mesmas declarações? Provável que seja. Sim, a Rússia não jurisprudência, mas note que será aceito. Além disso, não é mesmo tomando nota. Por exemplo, o Tribunal de Arbitragem de Moscou, e ele vai ver que na verdade não é uma violação dos direitos do consumidor e tomará as medidas adequadas.

Pavel Nefedov, Diretor de Relações Públicas, MTS

Actualmente, a decisão final sobre a disputa de lá, porque nós interpôs recurso para o Tribunal Arbitral do Distrito Federal dos Urais.Portanto, para tirar conclusões prematuramente.

Gostaríamos de enfatizar que o STM não restringe os direitos legais de assinantes. Um pagamento em dinheiro de montante fixo, referidos, não é bom, caso contrário, seria contrária ao artigo 32 da Lei Federal "Sobre a Protecção dos Direitos do Consumidor". MTS proporciona aos assinantes a oportunidade de utilizar os serviços de comunicação celular com desconto. O desconto é concedido mediante certas condições, em particular, se as ordens de assinantes dos serviços de MTS no plano tarifário escolhido para o ano e pagar atempadamente pelos serviços prestados. Caso contrário, o cálculo das tarifas por serviços recebidos é levado em conta como uma quantia total de dinheiro de valor constante, como está escrito no Termo de descontos.

Termos de descontos publicados, contêm informações abrangentes sobre todos, inclusive as características acima mencionadas da oferta de tarifas preferenciais, e pela assinatura de uma declaração da forma prescrita, o assinante concorda com esses termos. Mais uma vez chamo a vossa atenção para o fato de que a mudança no faturamento de serviços de comunicações prestados em conformidade com estes Termos de descontos somente na vontade do partido e não é exigida para um contrato de prestação de radiotelefonia celular MTS.

Acreditamos que o atual contrato com desconto, estas condições são definidas de forma suficientemente clara. Acreditamos que essas condições sejam justas e não pretende mudar o texto do tratado. Pode ser preparado por adição, que tem uma natureza explicativa, mas nenhuma mudança em termos de descontos.