MTS: A estratégia da empresa em 2007

МТС: Стратегия компании в 2007 году Em fevereiro a empresa "Mobile TeleSystem" publicou um extenso documento de direções "básicas de desenvolvimento da empresa em 2007. A apresentação completa está disponível aqui (~ 700 kb), e analisar brevemente alguns aspectos interessantes que estão diretamente relacionados à política de tarifas e de comercialização no ano que vem.

МТС: Стратегия компании в 2007 году

marketing agressivo e sucesso de novas tarifas

Gestão MTS justamente orgulhosos sucesso absoluto de dois hits tarifa, "First" e "vermelho". Durante sete meses, o número de assinantes da Primeira "alcançou a impressionante cifra 6,5 ​​milhões, não menos, devido à campanha de propaganda extremamente bem sucedida. Na primavera passada, ainda se lembrava do lendário "Jeans-007, e cartazes com propagandas de todas as chamadas a 7 tsentovpopali da unha. Ainda assim, a tarifa parecia muito mais atraente do que "007" com os seus sete centavos apenas dentro da rede. Quando na verdade não foi tão brilhante: "Primeiro" é a primeira experiência com uma taxa de tarifários (11 cêntimos) - e não por isso o nome? Com toda a franqueza, observamos que a transição para assinantes rublos 'Primeira' deu quase 23 copeques, a criação de taxa de R $ 3,50. aritmética em vez de 3,73. Felizmente, a tarifa "Segundo", que provavelmente nunca irá ver, nem ver, e com a continuação desses "pequenos truques" com outros operadores ("Simplesmente" em Beeline). Os esforços conjuntos do Ministério das Comunicações e do Serviço Federal Antimonopólio pôr fim às tentativas de impor uma taxa para a conexão e "esquecer" a especificá-lo na publicidade. Tendo examinado o caso da publicidade desleal em 02 de fevereiro, FAS MTS multado por 40 rublos - a quantidade é pequena, mas todos os pontos do «i» estão dispostos.

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Uma coisa interessante é que após o "Primeiro" na MTS, não vemos mais a tarifa de "universal" com um preço único em todo o conselho de minutos de chamadas locais. Todas as propostas de tarifários subseqüentes ou altamente "enviesada" desconto intra-grupo ("RED", "Nós"), ou fornecer uma taxa mensal considerável («Maxi One»). Você pode dizer as palavras certas ea segmentação do mercado (veja abaixo), mas «Red» e "nós", observou principalmente a instalação para maximizar a eficiência das vendas (publicidade, "3 centavos" e "69 centavos").

Na apresentação, vemos uma frase importante: "O nível de MA e tarifas assinantes ARPU" First "e" VERMELHA »superior à média da base de assinantes do STM. Com a tarifa de "First" e não podem ficar, 5,90 esfregar. no primeiro minuto um efeito benéfico no ARPU. Mas «Red», em maior medida "funciona" para aumentar o MOU (o número médio de minutos pronunciar), de modo a aumentar a base de assinantes «Red» preço médio por minuto tem vindo a diminuir. Um ano final de 2006 os assinantes da AT já era mais de 3 milhões (incluindo um número considerável mudaram para «Red» de outras taxas). Embora não podemos esquecer que o "viés" para a comunicação na intranet reduz os custos do operador para interconexão.

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A guerra não é o número de assinantes, ea capacidade de tirar dinheiro deles

Na placa de baixo - as receitas da MTS Rússia "em milhões de dólares dos EUA e oferecidas aos investidores previsão de lucros para 2006 e 2007 (resultados financeiros para 2006 ainda não publicado).

Ano

2003

2004

2005

2006 *

2007 *

Receita MTS Rússia (milhões de USD)

2157.6

3044.0

3700.6





percentual de crescimento



41%

22%

> 20%

15-17%

* Previsão

Uma das principais formas de preservar e melhorar a rentabilidade da gestão da empresa vê um aumento do ARPU (receita média por usuário). Em 2005, o valor foi de US $ 8 em 2006 - mais de US $ 7,6 (projetada) no corrente ano deverá atingir ARPU médio aumentou para mais de US $ 8. E para novos assinantes não atribuir muita esperança: tal como foi sublinhado na conferência de imprensa, a maioria espera aumentar as receitas dos usuários ", com a experiência."

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consumo de papel importante no aumento da rentabilidade atribuir maior de serviços de valor agregado (VAS - Value Added Services). Completamente redesenhado portal WAP, fotos publicidade tradicional / ringtones não descendem de tela do aparelho. Tráfego GPRS - nenhum componente pequeno, ea extensão do serviço "Internet +", diz o desejo do operador para manter e aumentar o número de usuários de internet móvel. Especialmente porque os concorrentes também estão em alerta: Beeline anunciou recentemente uma redução nas taxas de noite para GPRS 12 de fevereiro, e os "MegaFon-Moscow" na lista de pacotes disponíveis apareceu para conectar GPRS ilimitado noite (preço por aqui). Mas não é o ponto. Como o presidente da MTS Leonid Melamed, o mais popular (e, portanto, as receitas) serviço suplementar é o envio de SMS, ea empresa pretende estimular a actividade dos seus assinantes nesta área. Acontece que no "consumo de SMS», as mensagens que estão atrasados ​​da Europa no 5-20 vezes. 50 por cento de desconto em SMS / MMS na rede já foi executado, com a AT «Red», por isso é provável o aparecimento de outros "estimulantes» SMS comunicação.

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Segmentação Segmentação de Mercado

Longe vão os dias em que a base de assinantes é convencionalmente dividida em dois grupos: "dura" assinantes do contrato e da "luz" consumidores de pré-pagos tarifas. realidade saturada de hoje no mercado são tais que, para manter o ARPU aceitável e reduzir a rotatividade no MTS decidiu concentrar esforços no desenvolvimento de planos de tarifa segmentados por grupos de usuários específicos.De acordo com Leonid Melamed, MTS não vai se posicionar como um operador de "barato", mas pretende oferecer algo interessante e atraente para todos os grupos de consumidores potenciais. Não só para novos assinantes, mas também como uma alternativa para aqueles que estão pensando em portadores de comutação. A julgar pelas linhas da coluna "Atrair novos clientes" num futuro próximo, podemos esperar que a taxa de destino planos com o nome provisório "Fazendeiro", "aposentado" e "Dite". E então - quem sabe! - Não é excluído e um novo hipóstase "NÓS", intitulada "Mães e Filhas".

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À luz das táticas de ofertas segmentadas interessante olhar para a experiência ucraniana de MTS. Neste país o nível de penetração da telefonia móvel (mais precisamente, o número de venda de cartões SIM) para o final do ano passado foi de 103%, ou seja, parâmetro de saturação do mercado ucraniano é semelhante ao da Rússia. 15 de fevereiro MTS Ucrânia lança nova linha tarifária "Ecotel" conceito - as tarifas simples e acessível para o "pragmático" dos consumidores. A acta inventiva de baixo custo, baixo custo para atrair novos clientes e custos de assinantes de serviços mínimos.

01 de fevereiro começa a Ucrânia JEANS Tarifas de «Ten", parece um híbrido do "Nós" MTS "Eu quero dizer" Beeline. Dentro do grupo formado de no mínimo dez clientes é 4,5 vezes mais barato, e dentro da rede, começando com o quarto minuto pronunciado (por dia), a relação é três vezes mais barato. Acrescido de 10 SMS grátis para semana.

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As políticas para reduzir os custos da ação

Aqui tudo corre conforme o plano e programa para reduzir os custos não vão entrar em colapso. Rede de infra-estrutura unificada, como resultado deverá permanecer no equipamento de rede não é mais do que dois vendedores de uma mesma região e não superior a três - no país. Por "centro de contacto terceirização seletiva" significa, tal como a entendemos, incluindo a mudança do centro de contacto em Ryazan, onde a vida é mais silencioso e mais barato. Bem, o salário, respectivamente ... Os principais custos de um novo sistema de facturação já está atrás de nós, a pedido da administração, atualmente 99% dos assinantes já são servidos pelo sistema FORIS. Quanto ao "downsizing", então aqui não são necessariamente falando sobre as demissões, "declínio", incluindo os meios eo rápido crescimento da base de assinantes. Foi dada uma figura curiosa: em 2005, um funcionário da empresa tinha 2.000 assinantes no final do ano passado - 2300, e até o final deste ano planejava fazer um empregado por 2.700 assinantes. That's right, automação de processos de negócios e otimização de recursos humanos. Não é por acaso que um dos objectivos estratégicos apelidado de "MTS Rússia" - "entrar no top dez melhores empregadores na Rússia".

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