MTS realizou outro aumento de preços ocultas

МТС провел очередное скрытое повышение цен Nos últimos anos, com a queda do ARPU como operadores na Rússia está a tentar complicar os planos de tarifas, para que os assinantes não vejo sempre aqui, e taxas escondidas "esquecimento" do IVA no passado, e outros truques engenhosos. Parece que o mercado está satisfeito, a penetração de comunicação alegremente passou para 100 por cento em Moscou, e os operadores tornaram-se, se não de cristal, honestamente, não permitem fraude contra o consumidor direto. No entanto, a luta pela liderança não pode ser incruenta, e MTS, tentando sair da crise, vai para a vários truques que são projetados para resolver problemas muito diferentes.

MTS empresa líder em base de assinantes em Moscou e região de Moscou, é uma das principais regiões para todos os operadores. No início do terceiro trimestre, o operador lutou para aumentar a ARPU, em novembro, a tarefa por alguns motivos políticos, mudou, e que a prioridade era para ligar novos assinantes. A saturação do mercado na região de Moscou sugestão seria única, a fim de atrair novos assinantes. Esta proposta foi "Novos preços REDaktsiya," a ação, que evoluiu apenas nos salões Svyaznoy, bem como as suas próprias lojas de MTS. Em essência, essa tarifa RED com a assinatura de um rublo 70 copeques por dia, e um serviço de ligação "cool", que estava disponível apenas para estudantes mediante a apresentação de certificados. Aqui, tal como descrito pelo operador do presente recurso em seu site:

МТС провел очередное скрытое повышение цен
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Tentadora oferta, que tem apenas uma armadilha: você quer comprar uma caixa com um adesivo especial, a MTS existentes não poderia ligar este plano. Ou seja, a tarifa é destinada a estimular novas ligações low-end público que está interessado em chama muito baixa em seu grupo social, além de uma ligação local barato. Dentro dessa audiência não há ligação estável com um número de telefone existente que pinta um interessante modelo de consumo. O comprador, alterar o número ou deixar o actual cartão SIM como o segundo (raro), ou totalmente transferidas para o novo plano. Nem todos os compradores REDaktsii MTS, alguns deles pertencem à Megafon, Beeline. Se considerarmos o caso ideal, o MTS, que migram para REDaktsiyu e não deixam um segundo cartão, só vai fazer um aumento de 30 por cento das vendas desta tarifa. Aqui e abaixo todos os pressupostos e os cálculos são feitos exclusivamente para o benefício e para o lado da MTS, a fim de, eventualmente, receber apenas valores mínimos. Uma espécie de projeção pedaleiro e nada mais. Na realidade, os totais de pelo menos 1,5 vezes maior.

Estamos interessados ​​no período, com vendas de 20 de Novembro de 2006 (acção rápida) antes do final de Dezembro de 2006. O número mínimo de contratos REDaktsiya vendidos durante esse período não inferior a 75 mil peças. Que recebeu do operador de curto prazo destas vendas?

À primeira vista, a resposta é óbvia e está situada na superfície: tarifa é uma multa adicionar ao vermelho original, destinada a fechar a oferta no segmento de menor preço, para oferecer aos assinantes um baixo ARPU (menos de 5 dólares).Mas, além disso, a pauta prevê a nível da região central do impulso de curto prazo no crescimento de assinantes, falando sobre ele e da dinâmica de vendas em tão pouco tempo. Um pequeno truque é que 22,5 mil assinantes do STM, que migraram para esta tarifa, no sistema de contabilidade será assinantes da empresa. O truque com as estatísticas é evidente a partir dos parâmetros do plano de e mostram um desejo de base 'fã' MTS, embora ligeiramente, mas aumentá-la. A razão para isso é provavelmente um desejo de neutralizar a saída inevitável técnica, que o operador terá que mostrar em 2007. VimpelCom tomou esta medida em Outubro de 2006, de acordo com ACM Consultoria, o crescimento de assinantes de 30 de setembro 31 de outubro de 2006, o mercado russo foi negativa. Vazão totalizaram 369.134 inscritos. A empresa explicou as razões técnicas para a saída, indicando que o número de assinantes ativos na Rússia, durante o mesmo período aumentou em 200 mil pessoas. Não há nenhuma razão para acreditar que o MTS é nas condições de operação, ambos os operadores têm negócios similares como as suas ofertas tarifárias (excepto no vermelho mesmo). Daqui resulta que a MTS também terá de mostrar a saída de alto nível técnico ou para deixar a sua base de "morto" de assinantes.

Em favor do fato de que em novembro e dezembro MTS lutou ativamente para as conexões ativas, e disse que mapas de distribuição gratuita com o plano tarifário vermelho e três dólares na conta. Essa atividade só é possível após a situação do mercado é a favor dos operadores. Então, depois de passar o final de junho de 2006, que fixa o dólar em torno de 28,7 rublos, a empresa aumentou seu lucro no terceiro trimestre de 2006. As razões para o bom desempenho do terceiro trimestre de 2006 demonstrações financeiras referidas:

  • Receita de interconexão.
  • O aumento no lucro devido à itinerância e no verão férias.
  • Introdução abordagem segmentada dos planos tarifários de preços e novos.
  • A introdução de uma taxa de câmbio fixa.
  • O custo de aquisição por cliente caiu de 8,23 dólares para 03.22 dólares, devido à comercialização reduzido e os custos com publicidade.
O relatório completo aqui.

Dos cinco principais fatores podem ser considerados como receita de interconexão, roaming, a fixação do rublo, bem como a empresa redução de custos. Basta notar que apenas a fixação do dólar em 28,07 rublos nos dá um aumento significativo na renda. Se levarmos em conta a CBR dólar em 30 de setembro de 2006 (26,77 rublos) e calcular a diferença, então ele será igual a 6,7 ​​por cento. Vamos analisar seu impacto no ARPU, dada a taxa de variação média de 6,4 por cento no terceiro trimestre.



3 º trimestre de 2005

4 º trimestre de 2005

1 º trimestre de 2006

2 º trimestre de 2006

3 º trimestre de 2006

ARPU (USD)

Dados MTS

9

7.4

6.6

7.5

8.6

ARPU de crescimento no terceiro trimestre de 2006 foi de 14,6 por cento, com quase metade desse crescimento foi obtida taxa de fixação. Impacto sobre a tarifa de situação de partida RED no terceiro trimestre, que tiveram pouco, a partir das suas vendas começaram a 5 de setembro de 2006. Daqui resulta que o crescimento do ARPU foi impulsionado apenas por fatores externos (interconexão, roaming), em que MTS não foi capaz de influenciar. Redução de custos também tiveram um impacto positivo sobre o índice de ARPU, mas a influência desse fator é desprezível.

Como tal, sem exagero, "chocolate" condições em que as ações e atividades do operador não afeta o ARPU taxa, só poderia ter nascido a ideia de aumentar sua base de assinantes, parcialmente sacrificar um novo aumento do ARPU no 4 º trimestre de 2006. Aumento da base é essencial para que para reduzir os efeitos negativos da evolução tecnológica batedeira ou por alguns outros motivos políticos. Em particular, o 4 º trimestre de 2006 se tornou conhecido que o principal trunfo do Sistema de qual é o operador MTS proporciona uma troca de ações com a operadora alemã Deutsche Telekom. Em função dessas negociações, um aumento na base de assinantes do STM, mesmo em pequeno número, a falta de dinâmica negativa aumenta o valor da empresa, melhora as condições da transacção.

A depreciação do dólar no trimestre 4 de 2006, à taxa de 30 de dezembro de 2006, às 26,33 rublos por dólar nos dá um crescimento médio de 7,5 por cento no trimestre. Ou seja, o operador, mantendo o volume de transações podem ser esperados para aumentar a ARPU em pelo menos 7,5 por cento, que ascenderam a 9,2 dólares dos EUA. No lado positivo, deve notar-se manter altos níveis de renda da interconexão, sazonais de alta renda a partir de roaming em dezembro, o aumento no consumo de serviços de voz tradicionais ainda este ano. O momento é ideal para a maior base de assinantes. Para este efeito, o mercado e havia uma família chamada planos, em especial, RED, REDaktsiya nós. Todos os planos são destinadas a aumentar a voz no bairro 4 de 2006 e primeira metade do 1 º Trimestre de 2007 ou começo. Esta opinião é corroborada pelo fato de que os indicadores-chave de "fino" planos de chamada personalizados variam no primeiro trimestre de 2007. Por exemplo, para o plano de tarifa "nós" de chamadas com custos para o grupo de assinantes é de 0,69 rublos, e 16 fevereiro de 2007 é alterado para 1,35 rublos, ou seja, cresce duas vezes. Isto sugere que o operador que utiliza as vantagens naturais de 4 trimestres de 2006, ganhando a sua base de assinantes de planos tarifários diferentes, para depois mudar os termos dos planos de tarifas e aumentar sua rentabilidade. Uma técnica similar é utilizada muito raramente e é extremamente impopular entre os assinantes. Outra coisa é que, após a letra da lei, MTS parece ser dito sobre as mudanças, mas os consumidores dos serviços da empresa não vai saber sobre eles. No entanto, no final de 2006 a empresa cometeu um erro, principalmente em materiais oficiais de um dos planos tarifários em texto afirma que as condições e taxas perpétuo e não pode ser alterado.

O mecanismo de fraude ou como ganhar 11 por cento apenas

Como epígrafe ao material que Grzegorz Ash em breve deixará o MTS, eu gostaria de usar aqui as suas palavras: "Com relação ao estatuto do MTS, que sempre foi, é e continuará a ser, independentemente do logotipo da cor. Status - esta não é uma imagem e qualidade de serviço, posição no mercado. Se ainda mais fácil, na minha compreensão do "status". - Isso é o que você faz, não o que você se parece " Mas já que estamos falando sobre os mecanismos utilizados pelo operador para aumentar a lucratividade, usamos esta passagem por aqui, ela é interessante.

Não é por acaso no início deste artigo, falamos sobre o plano tarifário REDaktsiya, esta é a tarifa era um "momento da verdade" para MTS. Por lei, as regras de comunicações que forneçam, seção 17.3, o operador tem o direito de determinar de forma independente dos índices de preços dos serviços, em nosso contexto de planos de tarifas, com a notificação de mudanças de assinantes para 10 dias. Não exige qualquer aviso por escrito aos pode ser, por exemplo, a mensagem em seu site.

МТС провел очередное скрытое повышение цен
15 de dezembro de 2006 aparece no site da linha de notícias da MTS sobre as mudanças nos planos tarifários como «Red», «O Primeiro", "Onlayner.Adverte o operador para se deslocar para assentamentos em rublos, bem como algumas das mudanças nas tarifas, abaixo damos a mensagem por completo. Entretanto, convém notar que a mensagem só pode ser encontrada por meio de um jeito manhoso, clicar na primeira página a notícia de primeira página, role a página (isso também é em dezembro, mas como despeja, não todas), clicando no arquivo, selecione 2006 e, em seguida, dezembro. Forma bastante complicada, que não assinantes demais. O resultado estará aqui nesta página.

E isso é o que diz:

15 de dezembro de 2006

Em 27 de dezembro de 2006 alterou o preço dos serviços sob a planos de tarifas "Primeiro», «Red» e Onlayner. Todos os preços vão agora ser feitos em euros, incluindo impostos.

Isso reduz o custo das chamadas, SMS e em algumas áreas de serviços locais, incluindo as taxas para o estabelecimento de ligações com o plano de tarifa "First" e o custo do tráfego WAP GPRS, sobre o plano de tarifa "Onlayner.

Agora você não precisa para realizar cálculos complexos: tarifas em rublos - que é compreensível, fácil e conveniente.

A lei formalmente respeitadas, mais que as mudanças nos cálculos do rublo não acontecem em 27 de dezembro, como afirmou, mas apenas em 07 de janeiro. Esta mensagem contém uma grande parcela de maldade, para a tarifa não RED reduzir o custo das chamadas em algumas áreas de ligação local, apenas para chamadas para outras regiões da Rússia para MTS (3,15-2,95 rublos por minuto, IVA incluído). Custo por minuto, declarar inicialização tarifa RED, ao chamar o assinante com o plano mesma taxa foi de 0,0354 centavos de dólar dos EUA, incluindo o IVA. Eu não vou falar que todos os operadores do arredondamento detém uma grande festa, é uma prática normal. É importante que o preço por minuto de conversação estava dentro do plano tarifário RED RR 1 2 copeques. Em dezembro de custo 27 minutos é um rublo 15 copeques. Não é fácil estimar que o aumento do preço por minuto foi de 11 por cento.

Vou observar que o operador tinha o direito de fazer esse aumento de preços e mudar o preço por minuto. Esta é estipulado no contrato com o assinante, a notificação foi enviada no prazo de 10 dias em seu site. Tal movimento não parece muito agradável, mas você pode de alguma forma explicar a "complexidade" da transição para o sistema de liquidação rublo.

Volte para a REDaktsiya tarifárias e lembre-se que ele é derivado tarifa RED. Não surpreendentemente, ele tinha pensado exatamente do mesmo aumento no custo de uma chamada local para um telefone do serviço REDaktsiya plano. Exatamente 11 minutos por chamada aumento do preço do cento. Tudo era bom, mas só os assinantes do plano de serviço, o MTS não avisou da mudança. É improvável que um alerta pode ser considerado como descrição aparece na taxa rublo sobre a taxa de página, na linha de notícias não foram feitas declarações. Linha de proteção do MTS parece incrível e simples. REDaktsiya não é um plano de serviço, existe um serviço de tarifa RED-enabled "cool". Atenção para alterar a tarifa sobre o plano tarifário da RED tem sido feito. Tudo parece estar calmo e pacífico, e podemos dizer com segurança se esqueça essa história.

Mas neste caso a questão de saber por que as propostas tarifárias publicidade REDaktsiya foram proferidas estas palavras:

Ao adquirir um conjunto de etiqueta c «red» "Novos preços REDaktsiya" Você tem um período ilimitado de termos super macia:

  • Todas as chamadas locais de saída a 0,06 dólares dos EUA
  • Chamadas dentro da tarifa «Red» - 0,03 Euros
  • 50% de desconto sobre as mensagens SMS e MMS na rede
  • Todas as chamadas são gratuitas.
O plano tarifário publicidade ou acções de MTS em texto afirmou que prevê um período ilimitado de condições favoráveis, em particular, resultou no custo das chamadas dentro do tarifário «Red». Em todo o material promocional da empresa disse que cerca de expirar condições preferenciais. A empresa não poderia estar a palavra que é significativa.

Hidden aumento de preços para pré-pagos aumenta as taxas de rentabilidade das operações da empresa por pelo menos 5 por cento de planos tarifários. Em particular, podemos levar em conta que os assinantes não utilizarem as chamadas para outras regiões, a sua quota é mínimo o número total de chamadas telefônicas.Para pauta REDaktsiya devido às taxas de inscrição presença de tráfego médio é de cerca de 200 minutos por mês (que é maior do que as tarifas normais e pré-RED). Não é difícil calcular que o custo da conta de assinante desde janeiro, com o rublo 281 (200 minutos de comunicação e de pagamento do mês). Em dezembro, durante o mesmo tempo conversando interlocutor teria dado 251 rublos. Se fizermos um cálculo simples, o por assinante por ano, a empresa recebe mais de 30 rublos. Suponha que todas as chamadas são sempre apenas por telefone com a tarifa de RED, é impossível, assim que nós tomamos a proporção de tais chamadas para 50 por cento. Total de ficar com 13 rublos por mês ou 156 rublos por ano. Dada a quantidade mínima de vendas REDaktsii em 75.000 estabelece, temos 11,7 milhões de rublos, ou à taxa de MTS 407 mil dólares. Se a empresa poderia vender mais aparelhos com essa ação, esses números vão crescer. Em geral, dentro de uma empresa como a MTS, é uma ninharia, mas um agradável pouco. Se os assinantes recalcular escondido, mas a mudança de leis no custo minutos de planos tarifários outro, então eles vão perceber que um aumento nos seus custos de comunicação será em janeiro de aproximadamente 5 por cento. Lembrando a queda do dólar e sua fixação pelo nível extremamente elevado, podemos dizer que o custo da comunicação em relação ao primeiro semestre de 2006 vai crescer pelo menos 12-15 por cento, mantendo o volume de tráfego. Devido ao crescimento do tráfego de voz pode falar mais sobre o crescimento. MTS Companhia iniciou um processo de aumento do custo oculto de serviços de telecomunicações, desta forma, não vai parar, porque não tinha nenhuma razão em especial, os assinantes não têm conhecimento de tais mecanismos para aumentar os seus gastos.

Eldar Murtazin (