Audiência dos consumidores é ambíguo. Por um lado, um usuário pouco mais avançado não é preguiça de pegar tudo que você precisa na internet habitual e despeje no telefone. Em casos extremos, será utilizada para estes fins um moderno aparelho com um navegador e uvilnet Opera Mini para pagar caro tráfego Wap. Por outro lado, uma vez lotaram o extremo oposto: um número considerável de usuários não são capazes de configurar o telefone para visite o Wap-recursos. E mesmo configuração sobre o ar ou na máquina do escritório, não sei então o que fazer com o resultado Wap referência. Assim, a tarefa do operador - o mais fácil possível para um cliente potencial como fazer o download de conteúdo pago. Para ensinar o básico de criação em vez do telefone Wap-surf é possível, mas neste caso pode ser inadvertidamente exagere, ea skorenko cliente migra para o grupo avançado.
MTS: cooperação e confronto
operadores de Relacionamento com fornecedores de conteúdo, recentemente, não foi fácil. ARPU para serviços de voz está em constante declínio, e os operadores querem mais dinheiro dos serviços adicionais. Possível, sem custo adicional, ainda melhor - ao mesmo tempo reduzir suas próprias despesas. MTS para esta questão é particularmente relevante em função das perdas inesperadas a partir de um projeto fracassado, aparentemente i-mode. Abaixo fornecemos uma medida da gravação editada da entrevista com Pavel Roitberg, diretor do departamento de desenvolvimento de produtos e serviços para MTS. Por conveniência, o texto principal de nossas perguntas, comentários e acréscimos aqui e abaixo estão em itálico.Estrategicamente, esperamos um crescimento do ARPU por cento de receitas de serviços adicionais. Esta tendência é comum não só para a Rússia, mas para todo o mundo. O ARPU de voz como se contrai, eo ARPU de serviços de valor agregado está se tornando mais importante. Do ponto de vista dos provedores de conteúdo, a curto prazo, nós não esperamos que as eventuais perdas com a paralisação dos prestadores de pequeno porte.Passado (por volume) 100 provedores de conteúdo oferecer menos de meio por cento do rendimento. A longo prazo, esperamos um crescimento de mercado, o crescimento esperado é causada pela melhoria da qualidade dos serviços e eliminação das barreiras (ver abaixo), bem como o lançamento dos serviços de linha MTS: uma nova Wap-portal (lançado no Outono), "GoodOk", DSTK (MTS menu atualizado -Info), etc O custo da prestação de conteúdo que não pretende aumentar, mas pretendemos aumentar a receita. Em primeiro lugar, oferecendo novos serviços de alta qualidade.
Estrutura de mercado: há um cliente, o operador é o fornecedor de conteúdo e é o dono. O relacionamento do operador com o provedor de cliente e conteúdo, o provedor de conteúdo - com o operador e proprietário. O operador tem o direito de esperar que o conteúdo assinante venda é legal e licenciado, que todos os interesses para os titulares da conta. Ao nível dos principais jogadores, este modelo tem funcionado. Ao nível dos novos jogadores é diferente. Nós, como o operador, não há nenhuma relação direta com os titulares de direitos autorais. Nós conversamos com os detentores de direitos autorais, mas os problemas com eles devem decidir o provedor de conteúdo.
Trabalhando com fornecedores de conteúdo, tempo, pessoal "hail" conexões eram incapazes de realizar seu trabalho de fundo. Mas seu trabalho principal - é a elaboração detalhada de idéias e projetos conjuntos com grandes provedores de conteúdo. As pessoas estavam apenas "afogado" em novas ligações agora estão mudando seu foco. Agora eles vão focar em papel pesado com aqueles que estão diretamente ligados a nós.
Não há um único serviço, e está vendendo as mesmas imagens e música. Preciso de cem e primeiro fornecedor que vende as mesmas imagens? Sim, mesmo se ele trabalhou mal e base técnica, e não está claro se todos os problemas resolvidos com os detentores de direitos. Nós não consideramos casos especiais, quando se trata de atendimento ao cliente, por exemplo, acordos com os bancos. Dependendo do comportamento do mercado, esta prancha de 10,000 dólares pode ser ligeiramente aumentado ou diminuído. Nós já enviou cerca de 60 cartas sobre a viagem, enquanto que apenas as empresas cujo volume de negócios ascende a três mil por mês ou menos. Provavelmente vai enviar cartas mais 40. Nós damos tempo para relaxar e não se incomodam aqueles de nós conectados com menos de seis meses. Nós oferecemos mais provedores de conteúdo para se tornar agregadores. Criamos uma notação interna, eo provedor mais receitas, mais ele recebe a atenção de nós. Com grandes empresas é mais fácil de trabalhar, e convidá-los para tomar sob sua asa, aqueles a quem agora desativar. É claro que algumas empresas teriam murchar, mas serão as empresas cujo negócio não faz sentido mesmo.Eu não quero dizer que todas as empresas de pequeno porte fornecem conteúdo ruim. Eu só quero dizer que o conteúdo de um grande número de pequenas empresas, que não podemos controlar.
A mesma imagem com a perspectiva do cliente. Percentagem de pessoas que utilizam os serviços de conteúdo, em vez de pequeno porte. A fim de aumentar esse percentual, é preciso eliminar as barreiras ao crescimento no número de usuários de conteúdo. Uma das barreiras - dificuldade. Em grande medida, esse é o problema do operador, e estamos trabalhando nisso. Separe grande tema - para definir o telefone. Também é importante garantir a facilidade de encontrar e ordenar o conteúdo. A segunda questão - a qualidade. Dada uma ordem do conteúdo de baixa qualidade ou não receber nada, as pessoas sempre vão para o mercado. É esse problema é típico de situações com o crescimento desordenado do número de provedores de conteúdo. prestadores de serviços de grande porte são responsáveis pela qualidade de seus produtos e será responsável pela qualidade do conteúdo desses provedores de pequeno porte, que tomam sob sua asa. Vamos concentrar-nos na promoção de serviços de marca, lançar um novo portal Wap. Nós terminamos o STK-menu (MTS-Info), em setembro vai começar DSTK (dinâmico menu STK).
Queremos que os direitos exclusivos de conteúdo exclusivo? Provavelmente não. Que o serviço de poucos meses estará com outros operadores, não estamos muito preocupados. Mais importante, qualquer um, este serviço será a primeira vez. Ou seja, a exclusividade nos primeiros três meses, para nós é muito mais interessante do que a exclusividade de todos. Quanto ao i-mode, então este serviço não tem nada a ver com conteúdo exclusivo. principais prestadores de serviços têm trabalhado juntos e i-mode, e os meios usuais de transmissão de conteúdos. Muito poucos fornecedores têm trabalhado apenas com o i-mode. A essência do i-mode não estava no conteúdo, e para simplificar a manutenção. Ou seja, há um telefone que já está tudo pronto, WAP, MMS, etc, tudo testado, ele funciona e é muito fácil de ordem. Sim, nós podemos mais controlados e os conteúdos selecionados, talvez, neste caso, a única diferença.
De acordo com o i-mode e suas alternativas. No momento estamos pensando e acho que fazer a seguir. Faixa de modo telefones-i provou ser bastante estreito, e atualização da gama de modelos - lento demais. Em nossa opinião, este foi o principal problema. Enquanto as obras i-mode, e servimos assinaram, mas não aconselhamos novos assinantes. Eu acho que com a queda, finalmente determinada. Opções, no final, acontece apenas duas: ou fechar o i-mode, ou começar de novo activamente promovidos. Agora iremos promover activamente o novo portal Wap, que será construído princípio ligeiramente diferente. Há categorias específicas ea capacidade de escolher o conteúdo correto, e não em um "primeiro escolher um dos 20 fornecedores. Todo o conteúdo será dividido em seções e categorias, os brinquedos - os brinquedos, etc, naturalmente, nós acreditamos que nosso novo portal para uma melhor e mais eficiente
Quanto à alocação de verbas recebidas de assinantes de serviços de conteúdo. Existem dois tipos de serviços. O primeiro - o que chamamos de marca de serviços. Este é um portal Wap ", GoodOk", DSTK, portais adicionais que vamos executar. E há apenas aos fornecedores de conteúdos que não brendiruem e provedores de conteúdo para se promover. Para estes serviços, existe uma certa escala: de 55% para 72%. É claro que este ISP não é calculado com os detentores de direitos, e suportar o custo da publicidade. Para os produtos de marca, onde a maioria das promoções, estamos a implementar, onde tudo está sob a marca MTS, e sob o nosso controle preciso, a proporção da distribuição de renda deslocada em favor do MTS no nível de 50% ou mais.
Sobre a questão da distribuição de renda de tráfego Wap. Regime em que nós trabalhamos com os principais fornecedores (70 a 30 por cento), acreditamos que o justo. No futuro, não pretende pagar os prestadores de dinheiro para o tráfego, mas pretendemos fornecer aos usuários com os pacotes de tráfego Wap a preços promocionais. O que eles deveriam ser incentivados a carregar o conteúdo pesado. Entendemos que em alguns casos, o custo de carregamento da maior parte do produto é maior que o seu preço.
Aliás, o "primeiro gole" de MTS para o pacote de fornecimento GPRS já pode ser visto no site da operadora.Enquanto isso o tráfego GPRS proposta internet e se relaciona com clientes corporativos, é possível que usuários individuais serão oferecidos pacotes GPRS-WAP em regimes semelhantes.
MegaFon Moscou: Entrevista Express
Nossas perguntas sobre o tema das mudanças na relação do operador com provedores de conteúdo é responsável Igor Parfenov, CEO da MegaFon-Moscow.Aproximadamente, com quantos provedores de conteúdo a empresa atua?
No momento em que começamos alguma limpeza, houve, na minha opinião, mais de duzentos. Ie não era a dezenas e centenas de prestadores de serviços.
Qual é o limite financeiro para provedor de conteúdo, parece razoável para você?
Alguns certo limite que estabelecemos para nós mesmos não definiu. Mas se o faturamento mensal do provedor de conteúdo é de alguns milhares, então é inútil e é suspeito. Além disso, trabalhando com um provedor se torna rentável elementar: é necessário efectuar uma factura, o ato de compensação e um montão de outros instrumentos. Sim, mesmo se, Deus me livre, vai haver algumas discrepâncias na cobrança funciona ... um monte de pessoal qualificado e de gastar tempo verificando e conta de processamento para alguns milhares de rublos - isso é apenas ridículo.
De imediato não me lembro como muitos contratos com provedores de conteúdo é a empresa rompeu no ano passado?
O número exato não gostaria de chamar, mas estamos falando de dezenas de pessoas. De fato, muitos começam a pensar, e depois de receber cartas de rescisão estão começando a ser pró-ativo, para fazer propaganda, etc
Se você está trabalhando com agregadores?
Sim, temos um regime deste tipo e incentivar os fornecedores a oferecer-se para unir. Estamos interessados em cooperação com uma empresa.