Крошечные, вездесущие и всемогущие Do editor. Ao que parece, como o desenvolvimento de redes de sensores sem fio para comunicação móvel, tanto como se cruzam estes dois sentidos diferentes? De fato, em um caso, criou uma rede para tarefas especializadas, o segundo fornece serviços específicos para grupos específicos de usuários. A realidade não está longe quando se é a rede móvel será configurado dinamicamente seus sites, além de estações de base convencional pode ser uma telemóveis convencionais ou outros dispositivos conectados à rede, que irá aumentar à medida que a cobertura das redes, e levá-los a um novo nível qualitativo serviços. É improvável que esta será a rede de quarta geração, mas o quinto ou até mesmo sexto. Mas a base para redes de sensores, tais são estabelecidas hoje, por isso, queremos apresentá-lo a olhar para a questão da Intel, líder do mercado de computadores, enquanto que uma empresa que é líder em investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos dispositivos.

Lei de Moore, juntamente com os rápidos avanços na indústria de telecomunicações abre as portas para nós em um verdadeiro mágico "amanhã", onde estávamos à espera de algo muito mais impressionante do que até mesmo a magia da Internet. Centenas de milhares de milhões de sensores microscópicos que são incorporados em praticamente todas as disciplinas, a partir de chaves para um berço, será capaz de responder ao ambiente e se comunicar entre si sem fio, resolvendo uma série de tarefas úteis. Os especialistas estão certos: não muito longe do advento do paradigma de uma nova rede - um paradigma de redes de sensores sem fio ad hoc.

A era da computação ativos

frases Traduzir ad hoc - «special projetado para esta finalidade - com bastante precisão reflete a essência de redes de sensores, que são criados de novo a cada vez para tarefas específicas e imediatamente após a sua queda de desempenho em elementos separados, prontos para formar uma nova rede, logo que ocorre necessidade. Minúsculo, do tamanho de um grão de poeira, operando de dispositivos de semicondutores na computação mesmo tempo e funções de comunicação e habilidades para o melhor caminho é automaticamente configurado em uma rede de auto-organização são a fundação de um paradigma de uma nova rede que melhora o desempenho ea segurança da computação em rede.

Imagine um berço, que "escuta" para a respiração da criança e pega a menor mudança de temperatura de seu corpo, uma piscina, que é em si "segue" o frescor ea pureza da água, detectores de fumo em edifícios que não apenas o registro de fogo, mas os bombeiros relataram, que pisos específicos e que tipo de sala de fumo mais ou menos ... A possibilidade de utilizar redes de sensores vão muito além da casa ou escritório. As áreas mais óbvias de redes ad especialistas hoc chamar a ecologia e Rescue Service: uma pequena mancha de sensores de poeira, espalhados por aviões sobre grandes áreas de floresta, dependendo dos parâmetros pode monitorar qualquer ocorrência de incêndios florestais, ou a rota grupo de turistas desorientados, passando para o controle Centro de monitoramento de rede auto-organizada sem fio completa do "oceano verde". Redes de sensores podem monitorar a maturação da cultura, informar os agricultores sobre a necessidade de mudas de rega, o estado do ambiente em edifícios industriais e públicos, etc etc

O conceito de redes de sensores alterou significativamente o papel dos seres humanos, uma vez que os seus elementos - microcomputadores sensorial - estão se tornando mais independentes, muitas vezes antecipando os empregos gerados pelo homem, muito antes de eles chegarem.modelo "Homocentrical" da computação em rede com o homem como um elo central na rede enraizados no passado - um homem "deslocada" do centro de computação em sua periferia, concentrando-se em gerir o processo, tornando-se uma espécie de mediador entre o mundo real, e computadores.

Naturalmente, a fim de realizar o sonho de seduzir sensoriais redes sem fio na vida, ainda há muito a fazer. dispositivos sensoriais, ou "mota" (do Inglês Mote -. mote «") deve ser uma plataforma integrada que combina características de sensores (sensores externos, detectando determinados parâmetros ou a combinação deles), computadores e dispositivos de comunicação. minúsculos computadores não deve apenas "fazer a distinção entre o mundo ao nosso redor, mas agir de acordo com sua condição. E todos eles devem estar unidos em uma única rede sem fio para ser capaz de enviar informações de log "na cadeia." Finalmente, eles devem ter uma loja impressionante de energia para a vida da bateria e custo tão pouco para torná-los menos emissões do que recarregar.

Alguns especialistas acreditam que a proliferação de dispositivos de pequeno sensor pode criar um efeito nas centenas ou milhares de vezes mais poderoso do que a disseminação da Internet. A rápida diminuição no tamanho dos sensores modernos com o seu consumo de energia mais barata e traz o menor tempo de chegada de redes de sensores, e, portanto, o advento do paradigma da nova rede.

Intel Lab

Laboratório de Pesquisa da Intel Corporation Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) é uma espécie de centro para o estudo de redes de sensores, a coordenação dos esforços da comunidade acadêmica ea indústria. O laboratório objetivo principal vê a criação da plataforma informática referida tecnologia sem fio integrada, um sensor com baixo consumo de energia e está trabalhando em três áreas principais: desenvolvimento de um sistema operacional aberto e flexível, a criação de tecnologias de rede de auto-organização de redes de sensores, o desenvolvimento de aplicações populares para redes ad hoc .

especialistas do laboratório já tem um protótipo de uma plataforma desse tipo, que proporciona aos pesquisadores a oportunidade de encontrar formas eficazes de utilização de sensores ad hoc. No entanto, é um dispositivo bastante grande - a área do sensor do protótipo é cerca de 5-6 metros quadrados. cm (cerca de rublo moeda), mas pesquisadores de Berkeley, estão esperando que num futuro próximo eles serão capazes de colocar o sensor em um montante igual a um cu. mm.

Como a finalidade principal de redes de sensores - a percepção e transmissão de informações úteis, os especialistas do laboratório da Intel em Berkeley estão desenvolvendo métodos de combinação de sensores com objetos e monitoramento são "imputada" a eles em direito, bem como explorar a possibilidade de "atuadores" - um dispositivo baseado em sensores que permitem influenciar a situação, não só para gravar sua condição.

Não menos activa do pessoal trabalhando no Laboratório de Biologia de precisão, a criação de biochips. Além da percepção sensorial do mundo do "hard" as coisas, a possibilidade de "sentir" e fluidos biológicos, o desenvolvimento de instalações. Esses estudos oferecem uma grande promessa para o desenvolvimento médico e farmacêutico, a aplicação de processos químicos e fabricação de produtos biológicos.

Toque ... vinhedo

Como você sabe, fazer o vinho - muito "data-intensive" ocupação. Diferentemente do milho ou batata, o vinho é comprado e não vendido por peso ou volume - o preço depende muito do local e ano, onde e quando ele foi plantado e colhido as uvas. enólogos experientes passam muitas horas selecionando e misturando os cachos de uvas maduras suculento de diferentes áreas de vinificação, para alcançar a desejada cor, sabor e bouquet do vinho. Há muitos parâmetros que afetam a qualidade da bebida.

Крошечные, вездесущие и всемогущие
A idéia de aplicar as redes de sensores em viticultura é dissipar os sensores sem fio para vinhas e recolher e armazenar informações sobre temperatura, água e outros meios de maturação de cada videira.Após isso só vai analisar o modo dá uma qualidade especial de vinho, e ainda no caso de mistura de diferentes agrupamentos têm uma base científica.

Em vários hectares de vinha variedades Pinot noir na Villamet Valley (Oregon), pesquisadores do laboratório da Intel lançou uma área-piloto de tais redes de sensores sem fio. O projeto é liderado profissional ... psicólogo Richard Beckwith, utilizando tecnologia de pesquisa conhecida como "observação participante". Ele realmente está olhando por um lado, os especialistas da Intel, que colocam os sensores em um vinhedo, e reunir informações científicas, por outro lado, para aqueles que cultivam as uvas, a fim de compreender quais são os critérios importantes no campo da viticultura para esses e outros e como isso informações são ligados entre si. Por quê?

Крошечные, вездесущие и всемогущие
"Em um trabalho da Intel, incluindo os etnógrafos e sociólogos do mais alto nível que estão estudando o comportamento das pessoas enquanto eles trabalham para entender como eles estão usando os avanços tecnológicos em seus trabalhos, e que outra forma eles podem ajudar - diz David Tennenhauz, vice- presidente do Grupo de Tecnologia Corporativa da Intel. - Métodos de utilização de redes de sensores é muito diferente de computação interativa de hoje, quando os computadores estão à espera de tanto as nossas instruções, ou estamos à espera de seus resultados. No mundo das máquinas de computação ativa irá operar na linha da frente, apenas a antecipar e prever os nossos desejos, e às vezes até atuando em nosso nome para avançar ". Temos de pensar seriamente numa altura em que cada pessoa na Terra não cai uma vez, mas centenas ou mesmo milhares de computadores. Neste caso, as pessoas não vão ser o centro de toda essa variedade de informática, e alguns "topo da pirâmide", que proporciona a comunicação entre o computador eo mundo real, diz D. Tennenhauz.

Крошечные, вездесущие и всемогущие
Os pesquisadores da Intel acredita que o vinha é muito local adequado para a aplicação-piloto da rede embutido (embedded networking), por métodos de cultivo modernos são baseados em estimativas da média e pode não satisfazer as exigências dessas áreas sensíveis da agricultura, que é o cultivo de uvas. As informações coletadas por redes de sensores que podem ser utilizados para garantir o máximo de produtividade, permitindo que proprietários de vinhas e gestores para recuperar rapidamente o investimento.

Assim, os peritos Intel não acidentalmente a vinha como o local primeiro piloto para a implementação de suas redes de sensores. É neste domínio da agricultura tem sido até agora privados de atenção de alta tecnologia e é aqui que a sua aplicação, curiosamente, pode dar o máximo efeito. No primeiro julgamento vinha sensores Intel medir a temperatura ambiente uma vez por minuto e, em seguida memorizar o maior valor mais baixo e mais de última hora. De vez em quando Beckwith anda a vinha e coletar informações que acumularam sensores usando pequenos dispositivos com capacidades sem fio. Ele consegue fazer isso uma vez a cada poucas semanas, mas no próximo ano ele planeja fazê-lo todos os dias com um assistente de quatro patas chamado Roger, que ainda corre um curso intensivo de estudo.

Крошечные, вездесущие и всемогущие
Francamente, Roger vai ser explorada por um futuro melhor high-tech sem o seu conhecimento ou consentimento. Este cão regularmente e assim vai girando as fileiras da vinha rechaçando coiotes e roedores. Beckwith vai anexá-lo ao dispositivo de uma coleira especial para recolher informação dos sensores.E aqui, sem a ajuda dos nossos "irmãos menores não podem fazer ...

Os pesquisadores da Intel antecipar uma nova era de computação chamado pró-ativa, onde os computadores estão conectados diretamente com o mundo físico vai ser capaz de antecipar os desejos do povo - e até mesmo fazer em seu próprio país. "Imagine um mundo no qual a inúmeros sensores eletrônicos muito baratos - diz o diretor de tecnologia da Intel, Patrick Gelsinger. - Você pode enviar uma "fazenda inteligente", onde literalmente cada videira irá definir seu próprio sensor, que monitora uma quantidade suficiente de nutrientes e umidade. Imaginem o impacto que isso terá sobre a agricultura em áreas problemáticas em todo o mundo. "

Agradecemos a representação russa da Intel para o material

31 março, 2003 - Publicado

Tem algo a acrescentar? E-mail ...