GPRS e EGPRS (EDGE): Mito e realidade apresentada pela "primeira mão"

GPRS и EGPRS (EDGE): Мифы и реальность в изложении "из первых рук&quot 04 março, corporação Ericsson tornar generoso presente de Natal aos jornalistas: um seminário, programa educativo sobre o tema da transmissão de dados em redes móveis GSM geração 2,5 G. Piada - uma piada, mas uma coisa boa e útil, graças a Ericsson e um agradecimento especial a Vyacheslav Erokhin, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Negócios Corporation, Ericsson AB. Como já foi dito em conversas particulares - "vocês, às vezes, escrever sobre ...." taco-th

GPRS и EGPRS (EDGE): Мифы и реальность в изложении "из первых рук&quot
A história era interessante e informativo, embora imensamente politicamente correto. Isso é compreensível: Grand infra-estrutura de rede deve demonstrar continuamente a sua "equidistância" de todos os clientes, e os equipamentos, a Ericsson está trabalhando quase todos redes GSM na Rússia. Embaixo - o mais interessante (em nossa opinião) da história, além de nossos comentários, esclarecimentos e respostas a perguntas.

Operadores de se esforçar para garantir a mais ampla gama possível de serviços de valor acrescentado, aumentar o ARPU (receita média por usuário) e atrair mais assinantes. É estas razões, e serviu como a força motriz por trás da introdução das novas tecnologias nas redes de GSM - GPRS, EDGE, MMS.

O primeiro passo para a introdução de novos serviços foi a introdução da tecnologia de comutação de pacotes sobre o ar (GPRS.) No momento da GPRS de dados em pacotes em vez de 350 operadoras no mundo inteiro. Praticamente todas as principais operadoras de celular têm implementado o sistema GPRS - Vodafone, T-Mobile, Orange, Telefonica. É importante notar três coisas tornou-se evidente no início de 2005:

  1. O número de assinantes GPRS já ganhou massa crítica e é cerca de 10-15%, e em algumas redes e até 20%. Isso indica que o sistema GPRS já passou a fase de estabelecimento e ganhou bastante popular entre os assinantes.
  2. O preço de um megabyte de informação para o ano de 2004 reduziu substancialmente. Isso é explicado pelo fato de que o custo inicial de implantação do GPRS pagou fora, eo desejo de atrair novos assinantes e fazer o mainstream serviço.
  3. E, finalmente, o mais importante: serviços baseados em GPRS - acesso à Internet, acesso WAP, e-mail, redes de acesso corporativo, telemática, etc, passaram a pagar muito dinheiro para os operadores, devido à enorme procura.
GPRS и EGPRS (EDGE): Мифы и реальность в изложении "из первых рук&quot
No que diz respeito às receitas do operador da venda de serviços não-voz, não é a Rússia e os países europeus está longe de ser os líderes reconhecidos (ver slide) - O Japão e as Filipinas. No entanto, a situação está mudando gradualmente na direção de aumentar a percentagem de serviços não-voz na estrutura de renda. Segundo as estatísticas, quase metade das receitas do excedente da balança de serviços de SMS, por assim dizer de "galopante" dados popularidade não é necessário. Por outro lado - é difícil estimar a percentagem de mensagens SMS, que na sua essência pode ser atribuída ao transporte de serviços adicionais: móveis posicionamento categoria de serviços "ao lado", para baixar toques, etc E, finalmente, não vamos esquecer o insanamente caro prémio de SMS: votar para atriz favorita em alguma TV voto podem fazer mais horas de audiência na Internet móvel.

GPRS и EGPRS (EDGE): Мифы и реальность в изложении "из первых рук&quot
Se estamos a falar da situação com GPRS na Rússia, e aqui os operadores têm feito grandes progressos. Quase todas as regiões da Rússia, pelo menos, uma das operadoras GSM oferecem serviços baseados em GPRS. E a cada dia que passa o número de operadores, só está crescendo. GPRS sistema em vigor na maior parte dos operadores federal - VimpelCom, MegaFon, MTS, e também têm as maiores operadoras regionais, como o Volga-Telecom, Yeniseytelecom, SMARTS, Uralsvyazinform e muitos outros. Entretanto, GPRS ainda não é capaz de satisfazer todas as necessidades dos clientes, principalmente por causa da baixa taxa e não-garantidos.

Taxa de transferência de dados GPRS, quando trabalhando inveja de vários componentes:

  1. Velocidade de transmissão de dados em um intervalo de tempo (timeslot) em radiopathes ou esquema de codificação. Quatro deles: CS1 CS4. A maior velocidade é fornecido quando trabalhar com CS4 - 21,4 Kbps. Na maioria das redes usam os dois primeiros esquemas de codificação: CS1 e CS2. Deve ser notado que nem todas as estações base de apoio do esquema de codificação CS3 CS4, as antigas instalações não têm essa oportunidade.
  2. Número de slots de tempo que pode ser atribuído a um assinante. Esta opção depende do equipamento e nossos equipamentos nos permite dedicar até 8 timeslots.
  3. Número de slots de tempo que estão atualmente disponíveis para uso. Esta opção depende da rede, e é difícil de prever.
  4. Número de slots de tempo que pode suportar o telefone para fazer o download de informação, ou classe de telefone. Atualmente, os modelos mais avançados têm uma classe de 10, ou no modo de 4 +2, ou seja, um máximo de 4 intervalo de tempo, para arrancar.
Assim, na melhor das hipóteses, com uma rede totalmente gratuito e esquema de codificação CS4 incorporado teremos 4h21 velocidade, 4 = 85,6 Kbps, com 4 - número máximo de intervalos de tempo que será capaz de suportar o telefone, 21,4 Kb / s - Velocidade máxima no mesmo horário. Em uma rede real nem sempre é possível obter 4 slots, nem todas as redes introduzido CS4, nem todos os telefones com suporte para até 4 slots - e, portanto, a taxa abaixo.

GPRS и EGPRS (EDGE): Мифы и реальность в изложении "из первых рук&quot

Nem todas as faixas horárias são igualmente úteis

Veja mais detalhes neste momento era particularmente interessante. Acontece que a velocidade de transmissão de dados em GPRS-channel não depende apenas do sistema de classes, a distância da BS, condições climáticas, fases da lua e humores das meninas de serviços de subscrição. Muito parâmetros mais importantes de equipamentos de rede e sua disponibilidade para fornecer dados mais rápido que seu telefone é capaz de aceitar. Como se verificou durante a discussão, um relativamente "madura" estações de base são capazes de trabalhar apenas com os esquemas de codificação CS1 e CS2, que imediatamente leva a olhar para os números de forma diferente. Realizado por Vyacheslav específico "razblyudovki" nas estações de base do GSM Moscou operadores falharam, embora em algum momento parece que soou algo como "codificação preventiva CS1/CS2 os dois operadores." No entanto, o rigor e fiabilidade das citações não juro, e fazer isso para mim podia ser ouvida. Tocar ao politicamente correto, junto com Vyacheslav, amém.

Estudar cuidadosamente o sinal no início da seção. A coluna "Velocidade máxima kB / s," não estamos muito interessados, pois este é o "Max" provavelmente se refere ao volume total de dados transmitidos, eo excesso (o desempenho) a informação não está indo a lugar algum. Contar a velocidade em condições ideais (canais mais ou menos livre, o telefone está localizado perto da BS) e considerar duas opções típicas: um telefone antigo na classe 4 (ou seja, 3 +1, 3 slots para a recepção e outro para transmissão) trabalha com a BS novo e vice-versa: a 10 novos telefones de classe (4 +2) trabalha com a BS antiga (que estava em Moscou, a maioria). E o que vemos? Velocidade de transmissão / recepção de dados de "homem velho", o telefone será 60/20 kb / s, enquanto o modelo mais recente doroguschy aparelhos - 48/24 kb / s, respectivamente. E que nós temos com essa rede pode, teoricamente, dar o telefone de todos os oito slots, se o telefone é capaz de "digerir" Apenas quatro? Outra conclusão surge para a maioria dos BS Moscou: Mesmo em condições ideais, perto da BS, uma rede de carga, e moderno tubo velocidade de aquisição de dados será de cerca de 50 kb / s, que corresponde aos parâmetros de qualidade da conexão discada. Na realidade, os parâmetros de conexão GPRS será muito pior, bem ciente de todos os muitos usuários de redes de internet móvel em Moscou "com a experiência."

GPRS и EGPRS (EDGE): Мифы и реальность в изложении "из первых рук&quot

Isso inibe GPRS

Primeiro é a falta de caso de negócio altamente rentável em termos de serviços baseados em GPRS e, como consequência, o rácio entre o serviço GPRS como um serviço secundário, em comparação com a voz. É, portanto, não afectou os fundos suficientes para que ele faça a transferência de dados via GPRS é realmente confiável, de alta velocidade, disponível a qualquer momento para os clientes, sem interrupção e sobrecarga. Além disso, os operadores na Rússia enfrentam o desafio de atrair assinantes na rede, oferecendo-lhes favorável tarifas mais, que não só conduz a uma redistribuição da base de assinantes, mas também contribui para o aumento do tráfego de voz, o que aumenta a carga na rede. Assim, o forte crescimento do tráfego de voz é praticamente anulando os esforços para otimizar GPRS.

Decifre:

  • operadores de GPRS no nosso secundário, bem como por causa dos preços baixos de um megabyte. Olhamos para o calendário no início da seção, com exemplos de preços (em dólares por 10 Mb de tráfego), e entender que, em comparação com os seus homólogos estrangeiros operadores russos distribuir o tráfego é quase nada. O facto de a preços mais elevados deste tráfego, teria comprado um pouco irrelevantes.
  • iniciativas de marketing Regular para atrair novos assinantes gerar rajadas de tráfego de voz, nestas condições para otimizar a rede de dados não funciona e contar sobre o funcionamento estável do GPRS não é necessário.
Nestas circunstâncias, é difícil contar com atualizações forte GPRS em redes russo. Razoáveis ​​para investir directamente em EDGE, como para introduzir este "avançado" GPRS ainda é necessária. Por que tem que - é claro: depois de 2-3 anos na Rússia haverá bolsões de redes 3G com o novo, "gananciosos" para aplicações de recursos. Além disso, esses aplicativos terão que continuar trabalhando (ainda que lentamente, mas o trabalho) e na saída do 3G. E aqui, sem EDGE não é suficiente.

GPRS и EGPRS (EDGE): Мифы и реальность в изложении "из первых рук&quot

EDGE: perspectivas mais favoráveis?

EDGE (Enhanced Data for Global Evolution) é uma tecnologia avançada que oferece alta velocidade de transferência de grandes quantidades de informações na rede móvel. A tecnologia EDGE suporta taxas de transferência de dados, em média, três vezes a possibilidade de GPRS, além disso, proporciona uma utilização mais eficiente dos recursos de frequência e melhorar a cobertura da rede em comparação com o padrão de rede convencional, o GSM. Taxa de transferência máxima alcançável dados - 474,6 Kbps. Assim, a tecnologia EDGE oferece operador móvel capaz de fornecer dados de seus clientes serviços de GSM existentes no espectro de freqüência com velocidades característica de comunicação móvel de terceira geração (3G).

A tecnologia EDGE foi originalmente inventado pela Ericsson para rede padrão D-AMPS no final dos anos 90. Avaliando o potencial de novos itens, a Ericsson moveu esta inovação na rede GSM.

Mas é necessário ter em conta um fator importante - a introdução da tecnologia EDGE - é introduzir uma nova modulação do canal de rádio entre a estação base eo terminal móvel. Para a introdução da tecnologia EDGE no operador de rede celular requer compatível com transmissores EDGE nas estações base e, consequentemente, os telefones que suporte EDGE.

Pico de construção de redes GSM na Europa caiu para o meio e final dos anos 90, quando as estações de base ainda não tiveram a funcionalidade EDGE. Com o aumento da capacidade das redes integradas de uma rede de mais transceptores novos, incluindo o EDGE-compatível, mas, apesar disso, sua participação é pequena. Na Rússia, a situação é um pouco diferente. Atrasar a introdução das redes GSM, a ausência de grandes operadores federal na fase inicial e da crise de 1998 levou ao boom do desenvolvimento de redes GSM só começou no ano passado e está agora ativamente acontecendo. operadores russos comprou para muitas redes, equipamentos de tecnologia compatível. Assim, a questão europeia, "Para construir ou não construir a rede EDGE?" transformado em russo - "executar ou não executar rede EDGE?". Especialmente, a viabilidade das redes EDGE em operadores russos parecem mais lógicas, como as datas de implementação das redes WCDMA na Rússia ainda não foi definido. Para a introdução da tecnologia EDGE vai precisar fazer e muitos outros passos importantes - para finalizar o planejamento de rádio, transmissão e otimizar o segmento de redes IP - mas o primeiro passo - a introdução de transmissores EDGE na rede - praticamente concluída.

GPRS и EGPRS (EDGE): Мифы и реальность в изложении "из первых рук&quot
Na realidade, nem todas tão boas, com a introdução da tecnologia EDGE (EGPRS), em GSM, incluindo a Rússia. Algumas das dificuldades expressas no texto, o outro modestamente ocultos. Vai tentar listar pelo menos alguns problemas bastante significativo.

  • assuntos administrativos. No sistema EDGE utilizada é diferente da modulação do sinal de GPRS, que envolve a obtenção de uma licença. Entendemos que o Ministério das Comunicações, como resultado de simplesmente "ficar quieto", ignorando as perguntas. A posição dos reguladores fácil de entender: autorizar oficialmente sem entender - você não quer, algo que não pôde trabalhar para fora, segure as características da tecnologia e dar significado requisitos / recomendações - por isso é necessário entender! Por isso, foi ou não é conhecida apenas para os próprios burocratas, semi-legal ou EDGE quase-ainda está em execução e outros (ainda?) Nada disso, não foi filmado e nem plantou. No entanto, alguns cuidados são ainda visíveis.
  • De fato, para um número de anos, os principais produtores de abastecimento somente o equipamento compatível com EDGE. Neste sentido, quase certamente regiões afortunadas, onde as redes GSM novos foram construídos recentemente. No entanto, a maior rede de muito mais, a sua atualização total vai custar mais.
  • Além dos equipamentos de rede EDGE-compatível necessário para o transporte aumentaram drasticamente o tráfego de dados entre estações de base e outros nós da rede. Relativamente "baixa velocidade" GPRS já está carregando a rede de transportes duas vezes mais do que usando a mesma rádio o tráfego de voz recursos, eo que vai acontecer com o EDGE? Aos seis a sete vezes? A maioria dos transportes de largura de banda das redes móveis vai aumentar, sem o lançamento da tecnologia EDGE em todos os fragmentos de rede territorial perde seu significado.
  • Preço da inscrição - que os fabricantes não anunciam. EDGE integrado no equipamento a nível de hardware, mas para incluir essa funcionalidade e começar a usá-lo apenas por um dinheiro muito extra.Devido aos baixos preços de retalho para o tráfego GPRS aos operadores russos têm de pensar.
Certamente não há um número considerável de outras "armadilhas" que não sabemos. Mas de alguma forma no lançamento EDGE final das razões mais eficiente utilização dos recursos de freqüência limitada GSM 2G e como uma "ponte" necessária entre os fragmentos futuro da 3G e as redes existentes.

Outra pergunta freqüente - os princípios de tarifação do tráfego EDGE. Tecnicamente, a facturação separada de GPRS e EDGE (EGPRS) não é fornecido, ou seja, tirar do assinante qualquer dinheiro adicional especificamente para o uso do operador EDGE não pode ser de qualquer forma.

UMTS - o próximo passo

Surge a pergunta: se a velocidade da tecnologia EDGE, mais ainda do que no UMTS (474,6 kb / s versus 384 kb / s), então por que construir a rede de próxima geração?

Detenhamo-nos neste aspecto, como a velocidade de transmissão de dados. Se a velocidade máxima de transferência de dados com EDGE é 474,6 kb / s, em UMTS 384 kb / s - é a velocidade mínima. Agora, tornou-se uma realidade o primeiro passo no desenvolvimento do UMTS - WCDMA Evolved. O termo WCDMA Evolved ("Advanced WCDMA") reflecte uma evolução mais natural do padrão WCDMA, cujo uso e benefício para os usuários finais e os operadores. Standard Ericsson WCDMA Evolved, que foi aplicada a tecnologia de alta velocidade de acesso de downlink High Speed ​​Downlink Packet Access (HSDPA) é uma solução totalmente padronizado para WCDMA. A primeira etapa do desenvolvimento será um aumento significativo na taxa de dados disponíveis pico no downlink e 14 Mbps e um aumento de mais de duas vezes o sistema de banda larga para transmissão de dados dentro do espectro de rádio actual.

Note-se que a abordagem de redes 3G só em termos de velocidade - uma abordagem simplificada. As redes UMTS são adaptados para atender os serviços de segurança mais modernos. Inicialmente, as capacidades tecnológicas das redes 3G é a possibilidade de transmissão simultânea de voz e dados, existem mecanismos para garantir serviços de qualidade e muito mais. E se os novos dados de transferência de tecnologia GPRS / EDGE para o GSM em algo "estranho" em relação à rede (e, portanto, o problema), a rede UMTS livres destas deficiências. Sim, para a fase de transição, EDGE é muito adequada, mas fazer dele uma aposta a longo prazo parece ser errónea.

GPRS и EGPRS (EDGE): Мифы и реальность в изложении "из первых рук&quot

MMS: Em alguns aspectos não-óbvio da tecnologia

Muitas perguntas diferentes sobre o assunto seria discutido. Infelizmente, a reunião não é possível "compreender a imensidão, é a esperança de continuar no futuro. Algumas palavras sobre o sofrimento de mensagens multimédia MMS, que apesar de previsões otimistas tanto e ganhar popularidade rangia.

Os principais problemas com a execução dos serviços:

  • tempo de entrega não garantido de MMS.
  • MMS perda durante o parto.
  • Incorreta visor do telefone enviada conteúdo.
Razões:

  • Moldura MMS Tempo
  • A sobrecarga dos equipamentos, reuso de gateways WAP para acesso a sites e trabalhar com MMS
  • Os problemas da camada de transporte - GSM / GPRS
  • Deficiências na certificação de tecnologia MMS e não conformidade de normas equipamentos entregues MMS.
A partir de um slide no início desta seção mostra que muitos problemas estão diretamente relacionados à tecnologia, a expedição ea entrega de mensagens MMS. Todos os MMS entregues via portal WAP e MMS processados ​​no Centro. Bem, mesmo que através de um gateway wap separados: um caso de uso comum gateway wap-MMS, as mensagens podem ser permanentemente preso na fila. Informações sobre a mensagem recebida do centro MMS-SMS-entra no Centro, o que gera uma mensagem SMS para o telefone do destinatário. O receptor envia uma solicitação para receber mensagens MMS e downloads para o telefone. No "recebem automaticamente MMS" lança mensagem de SMS, GPRS sessão e gera uma solicitação para fazer o download do MMS. É surpreendente que com tal combinações multi-way da maioria das mensagens MMS, ainda vem em um prazo razoável.

Tal complexidade na implementação, devido à entrega, incluindo considerações de segurança. Inicialização da interface GPRS sessão diretamente de uma rede existe, mas atualmente não é utilizado deliberadamente. Ie GPRS sessão pode ser inicializado pelo usuário, ou pelo menos, uma equipe especial da SMS-Centro. Aliás, tudo isso é verdade para o novo serviço push-to-talk: no receptor de mensagem de voz do telefone vai primeiro SMS comando para iniciar sessão GPRS e, em seguida, o aparelho recebe uma mensagem de voz via GPRS. Este ano e meio a dois segundos de pausa entre pressionar o botão eo sinal de áudio é possível nagovarivaniya e enviar uma mensagem.