O primeiro passo na direção da operadora de telefonia pode ser considerada pelo MTS lançamento de dois modelos, no final de 2004. Os dispositivos foram muito fracos, com funcionalidade limitada, mas também tinha um SIM lock-on de rede do operador.O mercado foi assistido por telefone na mesma faixa de preço a partir de grandes fabricantes ou com melhor desempenho comparáveis. O resultado pode ser considerado mais moderado das vendas e venda apressada de um mínimo de partes residual através de distribuidores. MTS foi uma experiência negativa, a empresa não conseguiu encontrar os recursos para criar a localização de alta qualidade, enchimento de celulares que poderiam desempenhar um papel na sua venda.
No segundo experimento, também veio do MTS: trata-se de trazer ao mercado a tecnologia i-modo. Carácter exclusivo de serviços, os telefones que funcionam somente com o i-mode, um número limitado de fornecedores de máquinas e relação direta com eles, tudo isso sugere a criação de um veículo de transporte com uma falta SIM Lock. O serviço de telefone e no padrão i-mode estão intimamente ligados e pode criar unidade de um mesmo operador na realidade russa. Mas isso não acontecer, a empresa escolheu para ganhar um pouco de dinheiro no seu revendedor do telefone: para eles, como é a felicidade - para vender pequenas quantidades de MTS dispositivos e pagar por seu avanço. Para a honra deveria ter sido calculado, aparentemente, que podem participar em um projeto tão grande escala ... Comportamento do MTS no modo i-projeto é mais parecido com uma mentalidade pequeno lojista, que procura ganhar dinheiro com seu parceiro, e não dar-lhe um deus para lhes dar algo de graça. Em seu tempo livre, prestar atenção ao fato de que a maioria das propagandas i-mode nos telefones Samsung não tem o nome do fabricante, é cuidadosamente eliminados. Explicação para um ato tão mesquinho que o STM considerou inaceitável a promover a marca "estrangeiros" de telefones livres, ea Samsung a pagar por ele não fez (e lembre-se que já tenha pago muito para criar um precedente de trabalhar com a operadora da Rússia). O fato de que a Samsung tem um componente de imagem muito elevada, atrai a atenção dos consumidores e é ideal para um segmento de i-mode, não desempenham um papel.
Com relação à MTS minha impressão sobre a ação dos favoritos da psicologia, especialmente o problema de cidade pequena resolução a nível local e não tendo em conta as orientações estratégicas. No decurso de resolver estes problemas, a empresa corajosamente estragar as relações com os principais intervenientes no mercado e está fazendo todos os esforços para assegurar que, no futuro, estar relacionado com telefones celulares e exclusivamente a questões de comunicação. Assunto é tão dolorosas e extensas, que é possível dedicar um grande número de matérias, mas agora insistir nisso, não vamos.
Concorrente direto da EMT no mercado russo é uma empresa Beeline, que é desconhecida para o público em geral para os seus projectos no domínio dos telefones operador. Primeira tentativa para a empresa em um acordo com a Motorola para o fornecimento de custo de vários milhões de dispositivos da GSM Association. A Motorola apresentou, inicialmente, um pessimismo bolada sobre a possibilidade de Beeline vender tal número de conta própria, mas os especialistas têm insistido em suas habilidades. O resultado de todas as histórias que no último momento Beeline abruptamente voltou atrás e recusou todas as suas obrigações. Na cabeça brilhante de alguém, aparentemente, teve a idéia de verificar e ver se a empresa vende um tal número de veículos. A resposta é óbvia e sem reflexão complexa: na ausência de auto-desenvolvimento da rede de vendas a retalho, tais impossível.
Algumas palavras sobre o projeto e telefones i-mode para este serviço>>>
Intuição, ou uma operadora de telefonia ideal do projeto
Há alguns meses atrás em suas mãos, eu tenho os dados de uma pesquisa realizada por especialistas Beeline, ele próprio um conjunto de questões e seu foco em determinadas áreas mostraram que a empresa está a preparar um plano tarifário, combinado com um telemóvel (que é vendido não só cartão SIM eo telefone ). Um pequeno estudo sobre a rapidez suficiente dado os primeiros resultados. A empresa realmente começou a trabalhar em um novo plano tarifário, sob o nome de "intuição", as principais disposições da AT são os seguintes:
- TP é criado apenas para o público feminino;
- TA está disponível apenas para o modelo de telefone seleccionados, que também é uma mulher;
- Especialmente para a TA criou um aplicativo que exibe os horóscopos telefone, previsões meteorológicas, as taxas de câmbio e afins. Como uma tecnologia de núcleo escolhido "Chameleon";
- TA, além de tráfego de voz deve ser gerado e tráfego de dados, o aplicativo será usado para este fim;
- A principal ênfase na promoção da TA está de férias - Ano Novo, Dia dos Namorados, 8 de março. Em abril, o TP pode ser retirado do mercado em função dos resultados.
Na primeira etapa foi escolhido telefones provedor para TA "Intuição", ele se tornou o Samsung. A escolha não é acidental, pois a empresa precisa mostrar a sede da implementação bem sucedida de projetos com operadoras e por Samsung é a abordagem muito flexível para projetos de transporte possível. linguagem Blunt, a Samsung está pronto para dar uma condição extremamente bom, mas apenas uma vez. Tendo implementado o projeto, a empresa deixará de se envolver na filantropia e novamente começa a prosseguir a sua política atual. Atualmente trabalhando com os operadores para a Samsung que só funcionam em uma carteira.
Como modelo para a "intuição" tarifa plano foi escolhido como o Samsung E530. Esta é uma das poucas unidades do sexo feminino no mercado. No seu grupo de preço (cerca de 300 dólares), ele não tem concorrentes e continua a ser a oferta mais acessível, mantendo a componente de imagem de alta. No mercado há alguns meses há uma escassez de pessoal, que também o torna atraente para o operador. Dado que não a Beeline ser capaz de comprar exclusivamente todos os volumes de entregas de E530 para o mercado russo, foi encontrada uma solução de compromisso. Samsung propôs a criação do operador para a sua cor, corpo e continuar a configuração da máquina (todas as instalações, além da aplicação, por ordem do operador - "Camaleão"). As opções de cores Corpo inicialmente variaram entre escuro cores azul e preto. A escolha final recaiu sobre os negros (as partes de couro e escovado na parte central). Cor ganhar e muito diferentes das cinco cores que existem hoje para o E530. Este esquema de cores fica bem para o logotipo Beeline (uma combinação de preto e amarelo) e faz com que o dispositivo nobre.
O rendimento foi encontrada novamente no curto prazo e aparência elegante. Empresas iFree encomendou o desenvolvimento de aplicações baseadas em Java, que organiza o acesso às seções selecionadas do Beeonline portal do celular Samsung E530. Sob a influência do modo de tecnologia i-na Beeline decidiram formar uma partição deste tipo de partições e acesso das organizações a elas em um único toque: um botão central OK no modo de espera é responsável pelo acesso ao wap browser, clique nele, você imediatamente entrar na lista de Beeonline seções do site (eles são formados especificamente para este telefone). Nós vamos olhar para a disposição final do pedido, mas agora noto que a diferença com a exclusiva "consumidor" i-mode normal não encontrar nenhuma. É tolice supor que, dependendo da tecnologia vai mudar a previsão para amanhã. Velocidade de acesso às listas, sem necessidade de configuração, é tudo comparáveis. A única diferença é que para o i-mode MTS pagou milhões, mas para a aplicação do iFree Samsung deu muito menos dinheiro (aplicação paga Samsung, tão exatamente como ele faz a personalização do telefone). Sem saber o montante exacto do contrato, posso supor que um pedido semelhante hoje vale cerca de US $ 10/05 mil, mas pela fama do cliente eo período de artista performático poderia aumentar o custo por 2-3 vezes.
Qual será esse aplicativo Java em outros telefones portáteis ainda é desconhecida. Mas, dada a disponibilidade de programas de serviço para telefones Samsung e aplicações opensource, é uma questão de tempo.
Esqueci de mencionar que o botão OK central é feito sob o logotipo da marca Beeline (alternando listras pretas e amarelas), parece muito impressionante.
Esquema de implementação da Agenda Territorial "Intuição" e de edição limitada Samsung E530
Exclusividade no telefone inclui uma circulação muito limitada, ou de custo elevado (o que também restringe a venda), ou a oportunidade de comprar o aparelho em apenas um varejista, um dos operadores. No caso dos negros Samsung E530, nenhuma das normas de produtos exclusivos não for observado, Beeline próprio criou novas regras para a aplicação do telefone.
Beeline não está pronto para suportar os riscos financeiros e de atuar como comprador de telefones por conta própria ou através de uma rede de varejo do Mobitel. A empresa decidiu que o partido está em 50 mil pedaços (este é o primeiro partido no futuro, a empresa pode requisitar novos lotes de 25.000 peças), muito grande para o operador a nível nacional e pode causar prejuízos financeiros às empresas ("De repente, nós não iremos vender, o que então? "). Portanto, trabalhar com a Samsung estava em duas direções. Na Beeline primeiro tentou reduzir o custo do E530 em comparação com a que oferecia um Distribuidor Oficial da Samsung. A diferença resultante de menos de 5 euros a partir dos preços padrão para E530 em cinco cores básicas. Secundariamente Beeline queria oferecer distribuidores telefone foi da Samsung. Ou seja, verifica-se que o operador se distanciou das vendas de exclusividade »Samsung E530 e deu todo o processo nas mãos da Samsung. Beeline pode afetar não só o transporte, o seu calendário, mas não pode ainda ordenar a entrega dos veículos em uma região ou outra. Dada a muitos distribuidores que podem trabalhar nesta máquina com a Samsung, pode-se seguramente assumir um nível de preços diferente, mesmo dentro da mesma cidade, em salões diferentes. Fala sobre as regiões individuais não está aqui a situação dos preços será diferente. Ao Samsung desejo de influenciar os preços de retalho de um défice claramente não é, como um caminho mais curto para essa falta de qualquer alavancagem. Chegamos ao fato de que o custo da tarifa plano de "Intuition" será diferente, as vibrações serão 5-20 por cento, e vai depender do custo do telefone incluído no kit.
Outro ponto interessante é que a empresa não paga para telefones Beeline fazer distribuidores. Deixe-me lembrá-lo que a escassez vigente determina uma alta demanda para E530 nos canais de venda por atacado. Menor preço do Samsung E530 preto e cores atraentes tornam extremamente popular. O telefone não tem qualquer tipo de bloqueio, ele pode ser usado em qualquer operadora. Dado que o operador não investir seu dinheiro em telefones, os riscos para ele, não.
Mas se a questão de até que ponto há, de fato, o plano de taxa muito e como ela se relacionaria com um preto Samsung E530. Aqui, seu servo obediente, começa uma batida pouco do que aconteceu em quadrinhos: Beeline venderá TP "Intuition" aos seus parceiros sem um telefone. Mas de acordo com o parceiro contratual terá direito à execução do presente TA com apenas um negro Samsung E530. Falta de logística de abastecimento do operador será muitas situações cômicas: haverá um plano de tarifa, mas não serão os celulares, então não haverá telefones, mas o fim do cartão SIM.cenário comum seria a venda preta E530-contador para qualquer outro comprador para o distribuidor, pois o mais importante para chegar à margem. Não influência sobre ele na não Beeline (bens adquiridos por um distribuidor da Samsung para o seu dinheiro, ele pode fazer com ele o que você quiser). venda livre preto Samsung E530, mas com um elemento de design no estilo de Beeline, vai alegremente. Na nossa estimativa, aproximadamente 20 por cento destes telefones vão para o TA, outros veículos serão vendidos a "limpa". Tal desenvolvimento para Samsung aceitável, ele vai mostrar que o projeto foi um sucesso ea carteira será complementado pela implementação bem sucedida do trabalho com Beeline. Para o operador, uma vez que significaria a confusão com a logística de abastecimento, o problema com os telefones batendo em seu plano tarifário próprio - um monte de correr ao redor com um efeito positivo mínimo.
A idéia, proposta na Beeline inicialmente, não era apenas um som, ele teria trabalhado em condições modernas. Sua transformação para o estado atual mostrou que Beeline não é capaz de desempenhar o papel de vendedor de telefones celulares e sinais em sua própria impotência. Esta opinião é corroborada pela falta de armazéns, logística, entrega de mercadorias, uma rede nacional de vendas de mercadorias, as oportunidades de investir no equipamento terminal. Sem a consciência da necessidade de investir nesta operadores das empresas permanecerão nicho, vendendo menos de 0,5 por cento de todos os telefones no país. Com o crescimento das redes de distribuição e sua influência sobre os operadores de mercado se tornarão seus reféns. Na ausência de redes de distribuição de bens e rejeição de cartão SIM, por exemplo, Euroset de contratos de venda ou de que o operador irá reduzir drasticamente a sua quota de vendas atual. Dado o processo de consolidação de jogadores, essa situação será possível no meio do próximo ano. Vale ressaltar o fato de que os varejistas remover um enorme fardo para o assinante operadores dos serviços, descarregá-los a partir do afluxo de chamadas telefónicas. A relutância em criar boas relações de trabalho com redes de equipamentos terminais de prejudicar os operadores, num futuro muito próximo. A Rússia criou um ambiente único em que os retalhistas independentes tornaram-se uma força real, comparável em suas capacidades com os operadores. Se essa força é consciente de si mesmo e desenvolver regras uniformes de jogo, em seguida, os operadores terão extremamente difícil.
Mas voltando ao TA "Intuição". Dizer que ele não será vendido em tudo, é impossível. Naturalmente, a assistência técnica será na demanda, mas muito moderadamente, não é um best-seller. Regimes de trabalho, previsto Beeline, vai saturar o mercado com o preto Samsung E530, suas vendas vão superar as vendas da AT. Infelizmente, um projeto interessante foi arruinada implementação.
PS Funcionários Beeline de se abster de publicar informações sobre a TP "Intuition" antes do anúncio oficial. anúncio da data foi transferida para uma data anterior, devido às nossas perguntas. Na minha opinião, a fase atual do projeto não permitirá que a empresa a implementar de forma diferente, as versões finais estão completos e todos os regimes de trabalho. Portanto, as informações e chegamos até aqui, não adianta esperar nada mais. Informações sobre a Oferta de Ano Novo e planos de tarifas será publicado por nós em duas semanas: trabalhar com eles na Beeline ainda não está concluído, mas as principais orientações são claras e você pode ter uma idéia de que temos preparado.
Resultados da Enquete>>>
Enquetes Arquivo>>>