"Os ucranianos Gambit" VimpelCom "

"Украинский гамбит" компании "ВымпелКом&quot VimpelCom anunciou que está comprando a participação de 100% no capital do operador ucraniano Radio Systems (URS, fornece serviços sob a marca WELLCOM). Na proposta de aquisição do operador ucraniano, que escreveu de volta em março. O processo de fechamento se estende por 14 meses, devido ao desacordo empresa Telenor - um dos principais accionistas da VimpelCom (26,6% das ações). Originalmente, o acordo era para terminar em abril, o atraso foi superior a seis meses. No entanto, a decisão final de compra foi feito na reunião de setembro especiais de accionistas da VimpelCom e à noite, 10 de novembro negócio foi fechado. Os montantes preço de venda total de 231,3 milhões de dólares EUA. O preço inclui o custo de aquisição é igual a 206,5 milhões de dólares, mais os custos da URS, no montante de 24,8 milhões de dólares dos EUA a partir da data de opção de compra VimpelCom. VimpelCom também aceitou a obrigação de a dívida da URS, no montante de aproximadamente 23,5 milhões de dólares, de acordo com o diretor-geral da VimpelCom Alexander Izosimov esta dívida será reestruturada.

"Украинский гамбит" компании "ВымпелКом&quot
Como Diretor Geral da "Radio Systems ucraniano" nomeado Sergei Mironov, que em Junho de 2001, ele trabalhou como diretor regional da região do Volga da VimpelCom (de acordo com a empresa - 6,2 milhões de assinantes, 36,6% de market share).

aspecto técnico

Rede WELLCOM será realmente reconstruída a partir do zero - a empresa Ericsson vai comprar os equipamentos existentes e URS vai pagar por este equipamento é de aproximadamente 52,6 milhões de dólares EUA. Por sua vez, URS compra de infra-estrutura de rede da Ericsson equipamentos e serviços no valor de $ 200 milhões para desenvolver a sua rede ao longo dos próximos três anos. Conforme relatado para nós, um representante da Ericsson, neste montante (52,6 milhões de dólares) foi avaliado todos os equipamentos actualmente existentes de outros fabricantes, que será totalmente removido e substituído por equipamentos fabricados pela Ericsson. Alexander Izosimov, CEO da VimpelCom, ofereceu-se para considerar a compra de equipamento de outra pessoa como "investimentos, que a empresa faz para ganhar acesso ao mercado ucraniano", mas esta afirmação não há dúvida - a empresa sueca já não é um novato no mercado de celulares da Ucrânia. Uma citação de um comunicado de imprensa da Ericsson 8 de novembro:

A Ericsson ea operadora móvel nacional ucraniano Astelit (de vida da marca?) Assinaram um expansão do GSM no valor de $ 45 milhões.A expansão irá aumentar significativamente a cobertura ea capacidade do operador de rede. De acordo com os termos do acordo, a Ericsson irá fornecer uma solução completa de Astelit band GSM / rádio GPRS para a base e "chave na mão", que inclui equipamentos de comutação, rede de rádio, sistemas de transmissão, bem como serviços profissionais, tais como gestão de projetos, implantação de equipamentos para a rede operador e de formação de pessoal no âmbito da expansão da rede de Astelit. O contrato também prevê a integração de 230 novas estações de base e com a introdução de 200 MINI-LINK Tráfego Nó Lúpulo em uma rede GSM já existente, que irá ampliar significativamente a cobertura da operadora, na Ucrânia. Os equipamentos serão fornecidos e instalados nas seguintes cidades e regiões da Ucrânia: Kiev, Odessa, Nikolaev, Chernihiv, Cherkasy, Khmelnitsky, Vinnitsa, Zhitomir, e irá assegurar a cobertura móvel para as auto-estradas.

Sobre o confronto Telenor - "grupos de Alpha" Muito tem sido escrito, os amadores de mergulhar em combinações complexas de múltiplos caminhos podem ser recordado, publicado em abril de materiais, nomeadamente sobre este tema. A essência do confronto - a relutância Telenor para deixar o mercado ucraniano ainda é um jogador forte. A empresa norueguesa detém uma participação de 56,51% na operadora ucraniana Kyivstar, e qualquer saída para VimpelCom no mercado de telefonia móvel da Ucrânia é uma empresa rentável. Será que a Telenor de recurso contra um tribunal aquisição do operador ucraniano - é claro, mas a gestão da VimpelCom acredita que esse desenvolvimento improvável.

"Украинский гамбит" компании "ВымпелКом&quot
Hoje, a cobertura da rede de URS não é impressionante, embora o mapa no site do operador parece muito bom. tons suaves "pintar" a cobertura existente e planejada fusão e agradável aos olhos. Mas é o suficiente para fazer o contraste da imagem, como uma estrutura "point" da rede torna-se evidente: a cobertura está presente principalmente em assentamentos relativamente grandes e em torno deles. Vai ser interessante olhar para este mesmo cartão em um ano e meio.

Plataforma para a concorrência limpa e preparada

Finalmente, devemos observar dois importantes eventos: recebe a empresa "licença de rádio ucraniana a 1800 MHz na região de Kiev (10 de novembro) e um dia depois - emissão de operador de vida:) (LTD Astelit) licenciado para fornecer celulares GSM -900 nas 27 regiões do país. Sem isso, o desenvolvimento normal das duas redes seria muito problemática, embora por razões diferentes. Na ausência de uma freqüência de 900 MHz (Astelit) para cobrir todo o país é realista, por razões económicas, e sem uma freqüência de 1800 MHz, em Kiev), segmento de rede metropolitana URS (afogamento, "sobrecarregaria" antes de conectar milhões de assinantes. Agora, com um recurso de frequências de ambas as empresas estão OK e podemos esperar uma competição interessante. É verdade, não há WELLCOM 1.800 licenças para as áreas de três ou quatro, mas ela vem com o tempo.

Ajuda bases de assinantes

  • O total de assinantes no início de outubro - 24500000
  • Kyivstar de novembro 1-11687000 inscritos (0.948.000 - assinantes do contrato, 10739000- Usuários de tarifários pré-pagos e Ace Base e DJUICE).
  • UMC em 01 de novembro - 11,5 milhões de assinantes (1,243 milhões - inscritos contrato, 10257000 - usuários de pré-tarifárias Sim-Sim e Jeans).
  • Vida:) (LTD Astelit) - segundo dados oficiais de um total de cerca de 1,1 milhões de assinantes.
  • Ucraniano Radio Systems "(WELLCOM e Moby), de acordo com serviço de informações não oficiais de 100-160 mil assinantes (não há dados oficiais).
(Segundo a "Interfax-Ucrânia)

Primeira-mão

Solicitada para consultar a conferência de imprensa, liderança, VimpelCom, realizada para marcar a conclusão da aquisição da "ucraniano Radio Systems". Por conveniência, comentários e perguntas para a empresa reuniu e agrupados em grupos temáticos. O primeiro bloco - a declaração reais por Alexander Izosimov.

Esta não foi a mais fácil de transação, ou mais precisamente - a transação mais complicada em que temos trabalhado por muito tempo. Nós pagamos para uma empresa com cerca de 231 milhões de euros, que inclui o preço originalmente marcado, que foi apresentado na reunião. Em termos de aquisição foi estipulado oportunidade para a empresa continuar a investir no processo de passagem de comércio. Pela primeira vez nós estamos falando sobre a aquisição da URS, em agosto do ano passado - apenas como uma ilustração da duração do processo. É com grande prazer que eu note que entramos para a Ucrânia, em parceria com a Ericsson, que nos permitem ir mais rápido e eficiente: tanto em termos de custos e em termos de rede de qualidade. Antecipando questões sobre a justificabilidade da transação - é claro que é justificado. Repita o meu postulado simples: na Europa, nestes mercados, não. Mercado, onde a população 50 milhões e que seria apenas dois operadores que realmente dividir o mercado em dois. Não é um operador muito jovem Astelit, que recentemente começou a trabalhar e até mesmo com a sua rede, que é relativamente ineficiente em termos de recursos de frequência (eles só têm uma série de 1800), o operador é menos de um ano ganhou mais de um milhão de assinantes. Isso mostra um enorme potencial de crescimento na Ucrânia. Eu não acredito em negócios que são feitos por causa de alguma "verdade maior" estratégicos. Como disse um professor na escola de negócios: "Se falamos de estratégia, e não sobre o dinheiro -, então algo está errado." Preços e no caso de negócio em si é perfeitamente justificado e é confirmado não só pela nossa análise.

Telenor inicialmente não concordar com o negócio e ainda não concordo. Temos feito todo o esforço até ao último momento foram intensas negociações, discussões e tentativas de encontrar uma solução aceitável. Sugeriu-se que tudo o que podíamos oferecer: uma fusão de todos contra todos, a criação de redes compartilhadas, a criação de uma rede unificada, a opção de diferentes opções ... Mas - não teve êxito. A gerência da empresa foi guiada por um simples postulado: executar uma decisão tomada na reunião de accionistas. Sim, parte da Telenor fez um monte de ameaças. Mas eu ainda espero que o bom senso prevaleça eo respeito pelos outros accionistas, ea Telenor vai abster-se de uma acção judicial. A tática das ameaças, em casos devidamente justificados, e com a ameaça em si, muitas vezes opera de forma mais eficiente do que a concretização desta ameaça. Espero que este seja o caso.

Sobre planos. Nossos planos são claros. Desejamos a desenhar na Rússia e no Cazaquistão experiência de compra da empresa e lançá-lo no mercado. A primeira coisa que vamos construir uma rede ativa.Conscientes de que este mercado precisa de uma boa qualidade, para o primeiro problema - a extensão máxima da cobertura e melhorar os serviços. Até o final do ano vamos preparar toda a documentação do contrato, as especificações para a expansão da rede. Investimento - o suficiente para competir com os jogadores existentes. A Rússia agora tem acumulado de investimento por assinante pouco mais de US $ 100. Uma vez que começamos a construir uma rede de sete anos por preços muito diferentes. <...> Focalizando os 4,5 milhões de assinantes de obter o valor final do investimento líquido de quase meio bilhão de dólares, essa estimativa parece ser bastante real.

De acordo com a marca. Muito provavelmente vamos ir pelo mesmo caminho, que foi para o Cazaquistão. Estamos esperando até que a rede torna-se mais ou menos normal, por que não ter vergonha, e depois disso vamos introduzir Beeline. O intervalo entre a compra e colocação da marca da rede pode ser de cerca de cinco ou seis meses, o que nos parece razoável. Além da construção de rede de alta qualidade, teremos de executar todos os serviços adicionais de mercado popular, bem como construir um sistema de qualidade de serviço ao cliente. Após essas condições são uma marca registrada do "Beeline" será injetado no mercado. No processo de construção de um modelo de negócio que nós olhamos o exemplo de um megafone: construir um bom jogador terceiros. Nosso caso de negócios em todo o caso não envolve as aspirações de liderança na Ucrânia, mas vamos construir um bom negócio rentável, o que teria contado com a participação de mercado de 15%, ou seja, 4-5.000.000 assinantes. Nós acreditamos que é real. implementação em tempo-limite do plano de negócios - é difícil dizer. Se você contar com a experiência de São Petersburgo, podemos supor que a ordem dos 2-3 anos.

A introdução simultânea de novas tecnologias e serviços através da rede - um princípio fundamental da VimpelCom. Naturalmente, vai levar algum tempo para construir um nível de rede não é pior do que o russo, mas depois que a velocidade para o mercado para novos produtos serão comparáveis. Eu não acho que a Ucrânia será um problema, já que em breve irá construir um modelo unificado, em vez de uma rede fragmentada.

Ericsson Por quê? Recentemente realizamos dois grandes concursos - Moscou e Sakhalin. E agora nós estamos muito cientes da estrutura de custos e oferece todos os jogadores. Ao comparar ofertas e preços, nós temos escolhido a Ericsson. processo perfeitamente normal e abordagem, nada de inesperado aqui. Sim, Huawei provavelmente ferido, mas o nível atual dos preços não justifica a continuação dos negócios com eles, na Ucrânia. Neste caso, o Grupo VimpelCom tem um contrato com a Ericsson, no âmbito do contrato com vantagens de custo adicional que temos recebido 200 milhões para a Ucrânia. Esse nível de preços, que foi proposto pela Ericsson, vai nos permitir construir uma rede por menos dinheiro do que originalmente previsto no plano de negócios. Para nós, poupando muito grave, nós estamos falando sobre o nível de mais de 10% do valor total do contrato. Ericsson adquire nossos equipamentos, e coloca a sua própria Huawei. Um procedimento típico para o mercado de celulares. O conceito de um equipamento de comunicações unificadas da rede de dois diferentes fornecedores cria algumas dificuldades. Com a introdução de novas plataformas e serviços é sempre uma dor de cabeça adicional. " Também a partir da perspectiva daqueles. apoio a testes adicionais e manutenção. O conceito é bastante clara: por exemplo, a Vodafone já mudou-se para a estrutura de "um vendedor em um país."A empresa trabalha com diversos fornecedores para garantir um ambiente competitivo, mas dentro de uma rede global de objeto visamos a estrutura homogênea. Ericsson ganhou um concurso para trocar em Moscou e substitui parcialmente o equipamento Alcatel, este é um processo normal da empresa.