Assinantes BiPlyus pagará nove centavos "aluguel" de um dia (uma média de 2,75 dólares por mês), US $ 0,19 por tráfego da Internet-GPRS megabyte, e US $ 1,02 por tráfego WAP / GPRS megabyte (1 cêntimo por cada 10 kb). O envio de mensagens multimédia (MMS) será cobrado a 0,19 dólares por moda, receber MMS grátis. pacote de conexão única taxa - $ 0,10. Tudo isso - a partir de 22 de janeiro. Tome nas mãos de uma calculadora e comparar os custos para o assinante BiPlyus - GPRS usuário ativo: digamos, 2 MB de tráfego Wap, 200 MB de tráfego de Internet e uma dúzia de MMS. O custo mensal hoje: $ 2.75 + $ 38 = $ 40,75. As despesas realizadas após 22 de janeiro: $ 2.75 + $ 2,04 + $ 38 + $ 3,80 = $ 46,59. Custos econômicos do usuário (telefone + PDA) seria, por exemplo $ 2,75 + $ 9,50 = $ 12,25, e 2,75 + $ 1,02 + $ 9,50 + $ 1,90 = $ 15,17, respectivamente. Para o crédito eo avanço dos planos de tarifas, todas as alterações se limitaram à aparência de uma taxa obrigatória de US $ 3, Wap tráfego separadamente (opcional) não é cobrado, o envio de uma mensagem MMS é gratuita até 15 de abril, 2004.
Em termos de imagem Beeline particularmente o medo não é necessário: um preço formais e prazos para os clientes do contrato não foram alteradas (exceto para a instituição de serviços anteriormente voluntária Wap-GPRS), e um GPRS completa em pré-pago apareceu há pouco tempo, você pode "aceno" para o fato de que o mês de estudo estatísticas e desenvolver uma política tarifária. Já conectado a clientes de contrato Wap-GPRS e não notar a mudança. No entanto, "notícias" muitos não gostam e em um mercado altamente competitivo para tal movimento deve ser motivos graves.
Com a introdução de serviços de Internet-GPRS Beeline adquiridos há mais de uma dezena de milhares de "estrangeiros" de assinantes devido a uma espécie de GPRS-monopólio no mercado de planos pré-pagos. Até agora, não houve praticamente nenhuma concorrência, incluindo, por razões puramente técnicas - por exemplo, a ausência (! Até agora) MTS plataforma pré-pago integral e, conseqüentemente, a falta de GPRS em todos os planos tarifários denim. GPRS na Megafonovskih Luz está lá, mas relativamente caro e não é muito conveniente para pagar (a necessidade de "comprar" bloco pré-fixados de dados), mais - a presença do prazo de pagamento. Além disso, a cobertura GPRS de Moscou e região de Moscou, na linha reta até a rede melhor e preços mais baixos que os dos concorrentes.Acontece que VimpelCom investe no desenvolvimento da rede GPRS em Moscou e regiões, inclusive para assegurar que as necessidades dos assinantes de internet móvel, como seus concorrentes, obtendo um retorno modesto em seu barato do tráfego da Internet gerado por esse assinante. A partir desta perspectiva, a introdução de taxa de licença é bastante razoável. E talvez até bom para os assinantes de outras operadoras. Por exemplo, contrato, MTS certamente abandonar a apreciada Beeline Internet (incluindo $ 3 abonentki Beeline MTS Internet é ligeiramente mais barato) e não sofrerão mais com dois cartões SIM, e saiu sem Jeans GPRS assinantes do STM empurrar uma solução rápida para o problema do GPRS no pré-pago tarifas.
O aspecto técnico é ainda mais interessante. Apenas um ano atrás, havia uma clara divisão: Wap, GPRS telemóveis para viajar "light" Wap de recursos, Internet-GPRS - para acesso total à Internet a partir do seu PC / laptop / PDA. Agora, esses limites são cada vez mais difusa, como parece mais telemóveis e mais novo com navegador Wap-2.x e smartphones. Esses dispositivos, automatizador Wap não é necessário, eles têm baixado com êxito conteúdo Wap através do ponto de acesso habitual. E como tais os usuários de telefones para falar voluntariamente pagar R $ 3 por mês para Wap, GPRS, que completamente inútil? Mais - muito mais. Alguns modelos permitem que você visualize tem sido comum os recursos da Internet através do portal WAP, e usuários de smartphones no caminho mais curto agora têm um acesso ilimitado à Internet por US $ 3 por mês - se você quiser, é claro, porque Imagem de páginas web na tela do smartphone dificilmente poderia ser chamado confortável. Mesmo Wap adequada durante o ano passado fortemente "potyazhelel: imagens a cores, toques polifônicos, tutoriais com mapas coloridos, etc já geram muito tráfego decente. Bem, é claro, não esquecer a crescente popularidade do MMS: embora, infelizmente, os assinantes de Beeline para aprender sobre o início próximo da parte de carga mensagens possam ser confortados pelo fato de que os assinantes dos concorrentes vêm pagando por sua MMS, e muitas vezes um terço mais caro do que os US $ futuro 0,19 Beeline
Várias perguntas ficaram sem resposta, a informação deverá aparecer mais tarde. Por exemplo, como será o caso de roaming GPRS com rede internacional e federal para assinantes Beeline BiPlyus: Quando necessário (e precisa?) Para repor as suas contas, o notório 50 dólares antes da viagem. Outra questão - intervalos tarifitsiruemye (arredondados). Na Internet-GPRS é referido + 40 KB de dados recebidos durante a sessão (de acordo com informações não oficiais - 20 minutos), mas é o que vai ser um Wap-GPRS para começar a cobrar US $ 0,01 por 10 kb? E se manter o intervalo de guarda de 5 kb (em caso de falha da conexão)? Segundo a lógica do arredondamento intervalo para Wap-GPRS deve ser de 10 kb em vez de 40, mas a confiança plena no presente - terá de esperar por mais informações.
Em resumo: desagradável, mas nada pode ser feito, muitos já estão "viciadas" na internet móvel e não vai abandoná-lo. Introdução licença trehdollarovoy não estão satisfeitos, mas com o advento da Internet em uma coisa BiPlyus cheia ainda acontecer com o faturamento. Foi selecionada a opção - bem, olhe para a reação dos concorrentes. E vamos esperar que a introdução da taxa de um "pacote de três serviços" têm um impacto positivo na qualidade - BiLaynovsky Wap-GPRS em novembro do ano passado causou uma série de críticas justas.