lançamento vietnamita de Beeline, ou "Big Zero"
Vietnã - e não a primeira experiência de entrar em mercados estrangeiros para Beeline, esses podem ser considerados como os países da CEI. Por outro lado, a especificidade desses estados é diferente, comum no espaço, o passado lingüístico não funciona tão complicado. Outro caso do Camboja, que Beeline confrontado com um número de nacionais, técnicos, aspectos organizacionais. E comece a planejar no Vietnã foi realizado com uma emenda a essa experiência. Um país na região, algo, algo semelhante diferente e muito forte. Por VimpelCom decidiu continuar a sua expansão para a região, que as causas para tais projetos?
Talvez a resposta se encontra na ambição de Alexander Izosimov durante seu mandato como CEO «Vimpelcom. grandes operadores têm uma estrutura transnacional, realizar operações, não apenas no seu próprio mercado, mas também em outros países, sua geografia - o mundo inteiro. Para habitat operadores russa era clara desde os primeiros dias - o território da ex-URSS. Mas as ambições de tais empresas que precisam de ser como os seus irmãos mais velhos. Para ter acesso à Europa para nossos operadores nunca tiveram recursos suficientes, e todos os atrativos, os ativos de longo prazo ter ido para o mastodonte neste mercado. Da esquerda para a raspagem de susekam e buscar mercados que tenham ficado de fora a atenção de grandes jogadores, onde os nossos operadores pudessem ganhar uma posição, embora em longo prazo. Tais mercados para VimpelCom foi Camboja e Vietnã. Historicamente, as boas relações com a URSS, as habilidades da língua russa, uma atitude positiva em relação à Rússia - todos estes são factores de bem-estar, o que tem estimulado a busca de contatos nestes países. No custos negativos incluem a densidade de população elevada, por exemplo, no Vietnã é de 87 milhões de habitantes, dos quais mais de 57 por cento com idade inferior a 25 anos. O país cresce um ano 3 milhões de novos residentes, há uma explosão populacional. Mas também determina um padrão de vida muito baixo. Normal, vietnamita recebe em média cerca de US $ 80 por mês, e é considerado um salário normal. O ARPU no país varia de 7 a 9 dólares por mês. Infelizmente, para estimar o tamanho real do ARPU não é possível, bem como a sua base de assinantes. Um monte de "morto" almas, frequentemente conta zadvaivayutsya e assim por diante. Mas o mercado é potencialmente interessante, se é para crescer o nível de renda, as crianças vão crescer e vai também começar a desfrutar de comunicação. O aspecto comercial da entrada do Camboja, Vietnã, o operador é arriscado, não num futuro próximo, um impacto evidente, este trabalho está na perspectiva de longo prazo de 15-20 anos. O desejo da sociedade de gestão anterior - para fazer um projeto como este. Exatamente a mesma forma como o trabalho do STM em Portugal diz respeito aos desejos, a política, não comercial.Considere a possibilidade de captação nos anos de 2 por cento do mercado de telecomunicações no Vietnã como Arquivo sverhdostizhenie para o nível da empresa é impossível.
Acontece que o rendimento sobre o mercado do Vietnã não é interessante? Na minha opinião, chamar esse projeto apenas a imagem política, não pode. Hoje experiência VimpelCom ganhos, o que em outras circunstâncias, é impossível. A experiência com outros estados, começando e construção de redes em ambientes desafiadores é fundamentalmente diferente do russo. A tarefa principal - para ganhar um lugar no novo mercado, para tentar se tornar um dos operadores e aumentar gradualmente a sua presença. A tarefa de hoje - para ganhar uma posição no mercado e, gradualmente, cobrir todo o país. Portanto, entre os principais indicadores para a Beeline não vale o número de assinantes. Até o final deste ano a partir de 2 a 4 por cento do mercado local. Dado que o link da Beeline está disponível até agora apenas na cidade de Ho Chi Minh City, Da Nang, em Hanói, onde cerca de 15 milhões de pessoas. Até o final de 2009, a rede será expandida para outras áreas dentro da área de cobertura será de cerca de 40 milhões de pessoas (45% da população total).
Pareceu-me estranho que a empresa está focada em tornar-se o empregador do ano no Vietnã, para proporcionar o melhor ambiente para seus empregados. Este não é apenas, e não especialistas russos, a sua relativamente pequena. No escritório, Beeline em todo o país e emprega cerca de 500 pessoas (495 para ser exato, mas o número está crescendo), a posição-chave ocupados por russos e vietnamitas. Acontece que a empresa se concentra em longo prazo, pronto para uma longa distância. E sugere que a estimativa do mercado do Vietnã tem um núcleo racional.
Legalmente, uma empresa chamada Gtel Mobile, uma joint venture com o lado vietnamita. Ao estabelecer essa cooperação têm se envolvido ativamente as pessoas do Ministério da Segurança do Vietname (similar ao FSB em russo). Talvez, por isso, apoio a nível da empresa, das instituições governamentais é indolor. Outra coisa é que a instalação de estações rádio-base no nível de distrito tornou-se uma dor de cabeça. A sobrelotação de casas, pouco espaço, precisa lidar com a prefeitura local para a instalação desse tipo. A principal questão que as pessoas em dificuldades - não que tudo estava seguro e prejudicar a sua saúde. A diferença fundamental da Rússia e muitos outros países onde não há governo local ou a sua influência sobre estas questões nominalmente.
O rendimento sobre o mercado do Vietnã é o plano tarifário "Big Zero", o custo por minuto é chamada 1.199 VND (18.000 VND para 1 USD), o acompanhamento minuto dentro da rede é gratuito.Operador insiste em que ele vê a sua tarefa de organizar a guerra de preços, tentando se concentrar na qualidade do serviço, cobertura. Então, em outras palavras, para ganhar uma posição no mercado. O serviço padrão inclui o toque de rechamada Tone.
Desde 2010, a empresa abrirá seus escritórios de vendas, é usado atualmente cerca de 7000 estabelecimentos em todo o país (é, e lojas e barracas nas ruas). Para repor o equilíbrio no Vietnã usado raspadinhas, assim que esta rede de distribuição é normal e adequado. Alguns ainda não. Na época do lançamento, havia várias promoções, como uma menina em um vestido listrado foi a Hanói em motocicletas.
A empresa alegou que Beeline outra marca na época de lançamento já é elevado.
Eu não acho que as marcas conhecidas ou desconhecidas no mercado é fundamental para o sucesso. Antes do lançamento Beeline investido em publicidade social é um pequeno trecho que é necessário para atravessar a rua em uma luz verde.Em uma cidade onde as motos passam em todas as luzes e os carros vêm em momentos assim, é verdade.
Bem como guarda-chuvas material promocional stand Beeline, eles distribuíram gratuitamente na cidade, no final, ele está cheio delas, de cor local e especificidade.
Os materiais promocionais estão repletos de imagens de moradores locais, tudo feito na tradicional para o nível Beeline.
Diretor Comercial, mesmo sob a Beeline iniciar uma discussão com alguém e sua cabeça pintada nas cores da empresa.Um movimento estranho para o meu gosto.
Imediatamente conferência de imprensa foi normal, um monte de jornalistas do Vietnã, como dizem os organizadores, eles não esperavam tal furor um. Local pop star Kim cantou um hino Beeline em vietnamita, que soou estranho, até mesmo parou para olhar como uma canção do acampamento pioneiro. Talvez a Beeline vale a pena tomar este tratamento de música e distribuí-lo em toda parte. Kim recebeu o cartão SIM com um número bom, de alguma forma o seu número estava na mente de todos. Talvez agora os fãs vão ficar chamando-a com mais frequência.
No momento de discutir alguma coisa sobre o futuro da Beeline no Vietnã é extremamente prematuro. Estágio é a consolidação do mercado, e quando você começa a marca é tudo feito corretamente. Basta dizer que a rede foi construída e lançada em menos de um ano. Esta é, por si só uma conquista. Como sobremesa, permitem-lhe oferecer vídeo com o lançamento da rede Beeline, foi retirado na empresa e demonstrado durante a conferência de imprensa. E nós pensamos, terá de voltar ao Vietnã no próximo ano, então vamos discutir o trabalho realizado pela empresa e seus resultados. Embora o desenvolvimento de Beeline na região de forma positiva. Mas cada vez mais, esse projeto é interessante porque dá uma experiência nova para a empresa. Experiência na resolução de problemas incomuns.
Download lançamento de vídeo vietnamitas do Beeline (51 MB)>>>