Lançamento oficial da rede GSM em Tajiquistão: Beeline
11 de setembro VimpelCom (Beeline) iniciou uma massiva campanha publicitária para introduzir sua marca no mercado de celulares no Tajiquistão. Do ponto de vista formal, foi o rebranding adquirida (60% das ações) 26 de dezembro de 2006 Tajik "isto" (agora - uma subsidiária da VimpelCom), e de fato construído e continua a expandir nova rede de telefonia móvel Beeline no exterior.
Segundo Sergey Avdeev, vice-presidente executivo de desenvolvimento de negócios nos países da CEI e Diretor Técnico da VimpelCom, a rede no Tajiquistão foi construído quase a partir do zero em tempo recorde: equipamentos de infra-estrutura começaram a chegar no país em junho deste ano. Rede "este" tem trabalhado e servido um certo número de assinantes (de acordo com ACM Consultoria em 31 de agosto - pouco mais de 11 mil usuários), mas o sistema prevê um total de seis estações de base e uma cobertura desigual mais só da cidade (Dushanbe). Sem mencionar a ausência quase completa de todos os serviços adicionais. Beeline rede em construção deve ser no próximo ano, para cobrir quase todas as áreas povoadas do país e se tornar um verdadeiro competidor para outros operadores existentes no Tajiquistão. Colocados no final de 2006, a tarefa - para recolher cerca de 70 mil assinantes ativos e para cobrir um território com uma população de pelo menos 80% da população. O problema parece modesta, à primeira vista, uma vez que, na realidade, significaria aumento de quase sete vezes da base de assinantes atuais.
Citação da imprensa Beeline:
Desde 11 de setembro, Beeline inicia operações em Dushanbe e distritos de subordinação republicano, c 16 de setembro em Khatlon e 23 de Setembro em Sughd. No início de 2007, os serviços Beeline também estará disponível para residentes de Gorno-Badakhshan região autónoma.
"Até 2007 pretendemos abranger o território com uma população de pelo menos 80% da população do Tajiquistão", - disse o Diretor-Geral do "presente" Igor Pilyugin. - Nossa prioridade é expandir a cobertura de alta qualidade, aumentar a capacidade da rede e da prestação de serviços de roaming "
Uma parte significativa dos equipamentos de rede fornecidos pela Huawei, estabeleceu uma nova geração HLR Hewlett-Packard Corporation. Atualmente, a fase ativa da construção da rede é contínua, ea implementação de uma prioridade (para apanhar na capa com as redes de concorrentes), está prevista para o final de 2007. cobertura de qualidade não acidentalmente medida como uma porcentagem da população potencialmente mal: mais de 95% do território do Tajiquistão é ocupada montanhas quase inabitada. Para fornecer comunicação para essas áreas remotas não tem sentido agora, e é improvável que seja útil, mesmo por muitos anos. Pela mesma razão, parte das estações de base são conectados através de canais de comunicação por satélite.
Online-roaming nas redes de outros países Beeline já está em execução (ou seja, a comunicação será em qualquer saldo positivo), é importante e positivo. Bem como a cobrança de chamadas em tempo real. Mas com o serviço de roaming GPRS não é tão bom, ainda só promessas.
Atualmente, tadjiques servir vários operadores móveis, incluindo grande operador local pode ser considerada como a Babilônia, uma rede de Índigo e MLT (Megafon). O líder inquestionável é a Babilônia (em setembro deste ano, mais de quarto milhões de assinantes), todos os telefones móveis no país desfrutar de um pouco mais de 600 mil pessoas em uma população de cerca de 7 milhões de euros. O ARPU médio no país é de 12-14 dólares, o MOU (média por assinante minutos por mês) - 150 minutos.
Activos no mercado do operador CDMA "TK Mobile", as ferramentas básicas de concorrência no mercado - a distribuição gratuita de telefones, minuto presente e planos de tarifas atrativas. Surpreendentemente, mesmo no chetyrehdnevku festiva ("Independence Day" no país é comemorado por quatro dias) no escritório "TK Mobile" havia uma casa cheia, e seis operadores alinhados atrás da virada contra o sofrimento para se conectar e obter o telefone como um presente.
Líder de Mercado (local GSM da operadora de Babilônia) preocupações especiais sobre o surgimento de concorrentes não foi ainda demonstrada. Segundo o CEO da Behzod Fayzullaeva, a taxa de novos assinantes eles completamente satisfeito: se há seis meses, a empresa ligada de 5,7 novos usuários por mês, agora, disse ele, o número de novas conexões aumentou para 20.000. No entanto, estes valores a taxa de crescimento deve ser tomado com um certo ceticismo: quando a Babilônia declarou abonbaze em 282 000 pessoas de 20 000 novas ligações em mais de 10% de aumento mensal que não parece muito realista. Aritmética - grande poder, mas o cálculo das estatísticas de operadores tradicionalmente pode ser atribuído mais às ciências menos exato. Por exemplo, em química.
Polígono da terceira geração
No Tadjiquistão, historicamente ambiente extremamente favorável para o teste e exploração comercial de redes de terceira geração, o GSM-ambiente é um padrão UMTS. Entendemos que a administração da comunicação em vez leais à emissão de licenças apropriadas, e geralmente não tenta impedir o desenvolvimento de novas tecnologias. Como resultado, um país relativamente pequeno, vemos três Operacional (!) Em 3G, cada qual tem a opção de chamada de vídeo, é claro, com veículos apropriados para a comunicação com cada assinante. E em segmentos de três operadores de chamadas de vídeo 3G não são cobradas separadamente, pagou a sessão de comunicação habitual, de acordo com o plano tarifário do assinante.Outra coisa é que o tubo até a terceira geração de unidades disponíveis de usuários, e uma chamada de vídeo não é uma vantagem indiscutível: a experiência dos operadores europeus, a maioria dos clientes abandonar essa opção após o segundo ou terceiro vídeo. pergunta retórica: "Quem precisa dela e que ele vai resistir" (c)? Na compreensão das especificidades das operadoras não podem recusar: De acordo com Sergey Avdeev, Diretor Técnico da VimpelCom, vidozvonok - uma coisa boa, mas em termos de perspectivas comerciais parece muito rápido à Internet móvel. Como se recorda Sergei, ao mesmo tempo um crescimento inesperado no acesso à Internet via GPRS, ele encontrou uma empresa Beeline Moscou um pouco de surpresa, nenhum dos comerciantes não se espera que os usuários dessa actividade e tecnicamente avançado. Ie acesso rápido à Internet móvel para casa e da família "pode ser a onda do popular serviço, especialmente em face da actual carência de telefones com fio.
No que diz respeito ao financiamento de comunicação telefônica deficiências no país como um todo, os comerciantes esperam que o crescimento rápido no mercado de telefonia móvel parecem bastante razoáveis. Em qualquer ponto mais ou menos movimentada da cidade podem ser encontradas espécie, torturado assustador de telefone com fios ao lado - todos querendo chamar. "Tarificação" de tais chamadas são geralmente realizadas por uma criança, especialmente treinados, que está no olho estão a avaliar a duração da conversa e cobra uma taxa a uma taxa de cerca de 0,25 centavos por minuto. Neste caso, a suspensão de um número de postos modernos não reclamados ea fila é completamente ignorada.
Preços - simplesmente nada
Para se ter uma idéia sobre os preços, Beeline no Tajiquistão, visite o operador em termos de declarada Beeline simplicidade e clareza para esperar um grande número de tarifas não deve ter. Com efeito, o alegado planos tarifários de todos os três: "Simple Things" e "One Team" para usuários individuais e "Free Style" para pessoas jurídicas. Várias características interessantes dos planos tarifários propostos:
facturação ao segundo desde o primeiro segundo
O quantum mínimo de conversação de tarifas - 1 cêntimo
O alto preço das chamadas para Beeline outros países (US $ 0,6, sem IVA, por círculos minutos)
A pequena diferença (10-20%) no preço de minutos de chamadas em diferentes direções em diferentes planos tarifários
Interessante a proposta parece "Simple Things" TA, que começa vnutriset cobrado em 2 cêntimos por minuto, começando com um pedágio de 4 minutos de chamadas por dia. Embora haja algumas nuances: Primeiro, a declarada "por segundo" de faturamento após o minuto 4 ª para vnutriseti realmente transforma "poluminutnoy" e, por outro lado, os parâmetros da tarifa declarado válido somente em 2007/02/01 inclusiva.
Anúncios Beautiful - o comércio automóvel
O que você não vai recusar um simbolismo atualizado Beeline, por isso é no brilho e entretenimento em geral. Em geral, a publicidade nas ruas não é tanto, mas mesmo o pôster tamanho pequeno inevitavelmente atrair a atenção. O mesmo se aplica aos distribuidores de publicidade, que se destacam da multidão para a sua alegre lenço listrado e mochila. Assim, parece que a publicidade é muito, embora na realidade ela é simplesmente muito mais forte do que "cativante".
Centro de Atendimento ao Cliente também difere embebido em cada detalhe de estilo, que o distingue da massa geral das lojas e escritórios. Em Moscou, não é evidente a partir do grande número de publicidade de entretenimento, mas em outras cidades do sucesso passado do re-branding está se tornando evidente.