MTS, os resultados do terceiro trimestre: o sucesso de uma nova equipe?
Ontem a companhia anunciou os resultados de suas operações para o terceiro trimestre de 2006. Comunicado de imprensa e apresentação (ver abaixo) são preenchidos com as palavras "Record", e com razão: os resultados financeiros são muito bons. Você poderia até dizer surpreendentemente bom. Certamente, este grande mérito da nova equipe, que durante cinco meses, conseguiu rolar este "monstro de telecomunicações" gigantesco e atrapalhado na direção certa.
Qual é o preço do sucesso eo que fazer para conseguir isso? Detalhes da estratégia e tática ninguém vai descrever em detalhe, mas muitos fatos estão na superfície. Primeiro de tudo, é duro o suficiente modo de poupança, que passou a administração da empresa. As citações do discurso do presidente "da MTS Leonid Melamed:" É uma luta agressiva contra o gasto está valendo a pena ". Os custos de capital para construção e modernização da rede na área de licença de Moscou são reduzidos ao mínimo necessário e, segundo Leonid Melamed, esta tendência continuará no futuro próximo. Até o início da construção de peças comerciais da rede de terceira geração. Ao mesmo tempo, a empresa ainda não vai estragar o seu desfasamento da imagem atrás dos concorrentes, por exemplo, tem agendada uma modernização em larga escala (EDGE) rede de dados - isso, escreveu recentemente.
Redução de pessoal - outra importante fonte de economia na utilização de que tem ido MTS orientação. Como já foi elegantemente formulado na conferência de imprensa, a otimização do número de empregados. pessoal "Optimized" (antigo) da data da ordem de dois mil e quinhentos (dados para a Rússia), mas o ritmo de demissões deve ser reduzida, devido ao rápido crescimento da base de assinantes (cerca de este crescimento será discutido separadamente).
Anunciada redução de todas as formas de publicidade. Além disso, o "punch" principal do rebranding do orçamento da empresa veio no segundo trimestre. Assim, a redução de custos para atrair novos assinantes (SAC). Rebranding da Ucrânia ainda tem de ser, mas o custo para este evento será cobrado para o primeiro trimestre do próximo ano. De fato, os resultados da re-branding não é muito animador: de acordo com a classificação da Interbrand Zintzmeyer & Lux, o crescimento do valor da marca em 2006 foi de 3,3%. Isso ainda não está imbuído da beleza e significado profundo em forma de ovo, se agora a percepção mimada específicos da população como língua russa.
Um dos fatores principais - o foco claro na melhoria da qualidade da base de assinantes do STM e receita por assinante (ARPU). Livre de cartões SIM no terceiro trimestre foi ouvido muito pouco no plano tarifário oferece uma opção atraente para uma taxa adicional, etc O bairro todo o terceiro foi marcado pelo recém-CPP, e parece que, no STM (e não só no MTS) é um tanto excesso de zelo com a compensação pela perda de chamadas grátis.Média ARPU dos assinantes do STM Rússia totalizaram US $ 8,6 ($ 5,0 pré e pós-pago $ 29,6), que é superior ao previsto no final dos números do segundo trimestre.
Finalmente, o papel desempenhado tendência de aumento da participação das receitas de serviços de valor agregado (VAS). Depois de um longo período de estagnação francamente i-mode no MTS se recusou a continuar a apoiar este projecto e empenhar-se seriamente na promoção de pagar por serviços adicionais em mais familiar para as plataformas de consumidor russo. A partir de um rigoroso controlo da política de engajamento com provedores de conteúdo e terminando com o desenvolvimento ativo de novos serviços e projectos. Por exemplo, de setembro a novembro, em uma loja virtual em wap.mts.ru foi baixado um milhão de músicas.
Um tema em separado - a obra do mercado ucraniano. Apesar da liderança perdida neste país, a empresa UMC ("filha" MTS ") não vai ganhar o primeiro lugar, a qualquer custo. Como observado por Leonid Melamed, "a perda da liderança na Ucrânia, estamos emocionalmente ferido, mas uma abordagem equilibrada para a nossa estratégia neste país." No entanto, as despesas de capital para expansão da rede e aumentar a sua capacidade em cerca de 1,7 vezes superaram as do segundo trimestre e quase o dobro - o terceiro trimestre do ano passado. Ao mesmo tempo, tomar medidas para aumentar a rentabilidade e reduzir os custos: redução do tráfego livre, "otimizado" pagamentos aos concessionários, a redução de subsídios para os telefones.
O que vemos em um futuro próximo? Primeiro de tudo, uma transição completa para tarifa do rublo, que na Rússia está prevista para janeiro de 2007. Não é o primeiro de janeiro (que já é óbvio), mas quase de certeza dentro do primeiro mês do ano. transição completa para o novo sistema de facturação (Foris), pelo menos em novembro e desacelerou, mas continua detido. Que ninguém em Janeiro (como inicialmente previsto), mas em abril - quase de certeza. As garantias do vice-presidente da MTS sobre Finanças e Investimento Vsevolod Rozanov, um contrato de serviço do sistema de cobrança de idade prorrogada por apenas um quarto e rumores ano e meio de atraso sobre a transição não correspondem à realidade.
À luz dos resultados do terceiro trimestre soou interessante observar uma mudança de prioridades na estratégia da MTS na Rússia. Em novembro, vemos imediatamente dois acontecimentos marcantes: o tempo de mercado é claramente mais vantajoso para os usuários do novo tarifário REDaktsiya com a conexão obrigatória nova (ir com a outra tarifa não é possível) ea oferta ativa de "gratuita" define pré-caixas vermelhas assinantes MGTS. Este inesperadamente agressivo crescimento da nossa base de assinantes não é muito semelhante à política da empresa no terceiro trimestre. Não é de excluir que a evolução do ARPU indicadores (maior que o esperado) liderança MTS considerado um fundamento suficiente para o futuro e agora vir aos apertos com a preservação e fortalecimento do líder no número de circulação de cartões SIM.
As ilustrações são retirados do MTS conferência de imprensa. Comunicado de imprensa com os resultados financeiros para o III trimestre de 2006 (arquivo pdf-170 KB) pode ser encontrada aqui. Texto integral da apresentação, com todo o desempenho operacional para o III trimestre de 2006, tabelas e gráficos (arquivo pdf-260 KB) pode ser encontrada aqui.